Defesa Civil de Salvador registra 110 milímetros de chuva em 2 horas; ventos chegaram a 80 km/h
Foto: Jefferson Peixoto/ Ascom Prefeitura de Salvador

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou mais de 110 milímetros de chuva em pouco mais de duas horas – o que já é maior do que o esperado para todo o mês de novembro (108,2 mm) – e rajadas de vento de 80 km/h durante a nova frente fria que atinge a capital baiana nos últimos dias.

Equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salvador (SMPDC) atuam nas ruas da capital baiana para garantir a segurança da população. Mesmo com o elevado volume de chuvas em pouco espaço de tempo, a Codesal não registrou ocorrências graves. Nenhuma sirene instalada em áreas de risco foi acionada.

“Nós tivemos mais de 110 mm em apenas pouco mais de duas horas. Realmente, muita chuva em pouco espaço de tempo. O esperado para todo mês era de 108,2 mm. As equipes da Codesal e de todo o SMPDC estão atuando em toda a cidade, realizando as vistorias, garantindo a segurança dos nossos munícipes”, disse o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

Sobre as fortes rajadas de vento, o registro de quase 80 km/h ocorreu na Barra. “Outro dado que chama a atenção são as rajadas de vento, que chegaram a quase 80 km/h na estação da Barra. Então, quase 80 km por hora. Não temos nenhum outro registro recente nessa velocidade. Dessa forma, também nós estamos atentos por conta de possíveis quedas de vegetais e destelhamentos”, afirmou.

Ele ressaltou que a população deve continuar alerta, pois a previsão é que fortes pancadas de chuva atinjam Salvador ainda nesta sexta-feira (21). “A tendência é que o tempo melhore a partir de sábado, e domingo com mais tranquilidade. As nossas equipes continuarão atuando em regime de plantão, 24 horas por dia, todos os dias, inclusive nesse feriado”, acrescentou.

Defesa Civil de Salvador registra 110 milímetros de chuva em 2 horas; ventos chegaram a 80 km/h
Foto: Jefferson Peixoto/ Ascom Prefeitura de Salvador

Além da Codesal, fazem parte do sistema as secretarias de Manutenção (Seman) e de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, dentre outras pastas, órgãos como Transalvador, Guarda Municipal e Limpurb, além do Corpo de Bombeiros, entre outras entidades. O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) segue monitorando as condições climáticas para alertar a população sobre as situações de riscos iminentes.

Prevenção – Sosthenes Macedo ressaltou que, graças a uma série de investimentos realizados pela Prefeitura nos últimos anos, Salvador tem superado períodos chuvosos sem tragédias, como no passado, inclusive com mortes de pessoas. Graças a esses investimentos, mais de 565 áreas de risco foram protegidas, garantindo mais segurança para milhares de famílias.

Recentemente, o prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para a realização de obras de contenção de encostas em 46 áreas de risco na cidade, com investimentos de R$130 milhões. Além disso, há outras obras de contenção de encostas em andamento na cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.