Acorda Cidade

A fiscalização no trânsito de Salvador ficará mais rígida ainda neste primeiro semestre. Se tudo correr dentro dos prazos previstos pela Transalvador, novos radares começam a ser instalados nas principais vias da cidade em 30 dias, contando a partir da próxima quinta-feira, quando ocorre um pregão para escolher a empresa que irá instalar e operar os equipamentos. Os 208 pontos onde vão ficar os 326 novos radares terão custo  de R$ 40 milhões, com 36 meses de concessão.

 
Em dezembro de 2011, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revisou os requisitos para instalação de equipamentos de medição de velocidade. Saiba o que diz a resolução em vigor.  É permitido a instalação de medidores de velocidade escondidos?  Não. A Resolução 396 de 13 dezembro de 2011 do Contran exige que o órgão de trânsito garanta a visibilidade do equipamento.

Clique na imagem para ampliar
 
O condutor precisa ser avisado, com placas, sobre a existência de fiscalização eletrônica na via? Não. A única placa exigida para que haja equipamentos de medição de velocidade nas ruas e avenidas é a de limite máximo permitido na via.
 
Os radares estáticos, popularmente conhecidos como móveis, podem ser instalados em qualquer local? Qualquer uso de equipamentos de medição deve ser precedido de estudos técnicos, no caso dos radares estáticos. Além disso, eles só podem ser instalados com distância superior a 500 metros de um radar fixo.