Bahia
Réveillon de Salvador deste ano não será no Farol da Barra, diz secretário
Mesmo assim, Bellintani prometeu um Réveillon ainda maior do que os últimos, já que estão sendo negociadas as participações de grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Gilberto Gil e Roberto Carlos.
Acorda Cidade
O Réveillon oficial de Salvador deste ano não acontecerá no Farol da Barra como de costume. De acordo com o secretário do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, as obras de requalificação da orla do bairro vão impedir a realização do evento, que será transferido e só retornará ao ponto turístico em 2014.
"A festa está confirmada, mas não será lá [no Farol da Barra]. Os estudos técnicos estão sendo feitos para vários lugares. A decisão maior vai ser uma combinação de simbolismo da cidade e a capacidade técnica. O espaço que conseguir reunir isso tudo é o que vai receber o evento", disse ao iBahia.
Bellintani afirmou que um projeto está sendo feito para a realização da festa em outro bairro, que consiga reunir simbolismo e capacidade técnica. Entre os locais cotados para realizar a festa de fim de ano, estão a praia de Jardim de Alah, a Praça Cairu, em torno do Mercado Modelo. Outros bairros da cidade estão sendo estudados.
Ainda de acordo com o secretário, a decisão já havia sido tomada desde que a licitação das obras de requalificação saíram, há 60 dias. "Com a licitação, lançamos as obras já dimensionando o calendário. Já sabíamos que isso inviabilizaria o Réveillon na Barra", revelou.
Mesmo assim, Bellintani prometeu um Réveillon ainda maior do que os últimos, já que estão sendo negociadas as participações de grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Gilberto Gil e Roberto Carlos.
"Vai ser um grande evento, seja lá com quem for. O fato de sair da Barra esse ano não significa que o nosso projeto vai ser menor. Estamos na fase orçamentária, mas estamos em conversas bem avançadas com estes que já foram noticiados e também outros que prefiro não divulgar para não atrapalhar, porque estamos realmente bem próximos de um acerto", garantiu.
Requalificação da Barra
As intervenções no trânsito na região, que fazem parte das obras de requalificação da orla do bairro já vão começar no dia 28, segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.
A mudança vai ter início logo na entrada da Rua Barão de Itapuã, que mudará de sentido. Quando a intervenção for implantada, os veículos que vêm da região do Porto da Barra, não vão mais poder usar a via para chegar até a Rua Marquês de Caravelas e deverão seguir pela orla.
Com investimentos de R$ 50 milhões, em recursos da prefeitura e do Ministério do Turismo, a intervenção na orla da Barra traz o conceito do espaço compartilhado, comum em cidades da Europa e dos Estados Unidos. Assim, está previsto que, no trecho entre o Porto da Barra e as ruas Marques de Leão e Afonso Celso seja implantado um piso que deve ser utilizado tanto por pedestres quanto por veículos.
Com a implantação do piso, a velocidade com que os automóveis podem trafegar nessas ruas deve mudar também: passa a ser de 20 km/h. Além disso, nesse espaço, de acordo com a prefeitura, devem ser definidas faixas para bicicletas, para caminhadas e para o deslocamento de pessoas com dificuldades de locomoção.
Já a área que fica entre o Porto e a Associação Atlética da Bahia e o espaço entre o Farol e o Barra Center devem ser exclusivos para pedestres. Nessa região, para transitar com um veículo, a pessoa terá que comprovar que é morador do local. As obras devem ser concluídas até maio de 2014. As informações são do Correio.
Assuntos