Bahia

Registros de lesão corporal reduzem 15% no Carnaval de Salvador

Os números parciais da Operação Carnaval foram apresentados durante a reunião de balanço, na manhã deste domingo (15)

Acorda Cidade

Das 7h de quinta-feira (12) até as 5h59 deste domingo (15), ocorreram 76 lesões corporais durante o Carnaval de Salvador, uma redução de 15% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Nenhum homicídio, nem lesão corporal seguida de morte foram registrados Os casos de furtos chegam a 283, uma redução de 9%. Os números parciais da Operação Carnaval foram apresentados durante a reunião de balanço, na manhã deste domingo (15), no Comando Geral da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, que contou com a presença do governador Rui Costa.

"Tem uma palavra que resume bem o trabalho que tem sido feito pelos policiais: empenho. Todos os envolvidos estão empenhados no trabalho nas ruas, e a população está reconhecendo. Tenho convicção de que o empenho continuará por todos os próximos dias. Agradeço a todos os envolvidos", disse Rui durante a reunião de trabalho, que teve a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão; do delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho; do diretor do Departamento de Polícia Técnica, Elson Jeffeson, entras autoridades.

A produtividade policial segue como destaque da Operação Carnaval. Ao todo, 966 pessoas já foram conduzidas pelos policiais, um aumento de 50% no comparativo com 2014. Outros 45 suspeitos foram autuados em flagrante, um acréscimo de 15%. Já o número de pessoas conduzidas e presas por uso e tráfico de drogas alcança a marca de 570, um aumento de 129%.

No circuito do Carnaval, também do início da festa até às 5h59 de hoje, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou duas tentativas de homicídio. A primeira aconteceu na noite da sexta-feira (13), no circuito Osmar, próximo à Praça da Piedade. No local, câmeras de monitoramento da SSP registraram a ação e o autor do disparo está sendo procurado pela polícia. O vídeo mostra ainda que, imediatamente após o fato, patrulhas da Polícia Militar se deslocaram para o local. As imagens serão usadas para identificar a autoria do crime e a arma já foi apreendida. Informações que auxiliem o trabalho da polícia podem ser encaminhadas ao Disque Denúncia 3235-0000.

A segunda tentativa aconteceu na Praça da Piedade, na madrugada deste domingo (15), durante uma briga entre dois grupos rivais. A vítima, que tem passagem pela polícia, foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE).

Entre as lesões corporais, das 6h de sábado (14) às 5h59 de domingo (15) foram registradas cinco ocorrências de disparo de arma de fogo: quatro no Circuito Osmar (Piedade, Forte de São Pedro e Mercês) e uma no Circuito Dodô, no bairro de Ondina.