Berimbau

Prefeita de Conceição do Jacuípe anuncia Centro Municipal para Autistas em prédio do antigo Colégio Estadual

O projeto já funciona em um espaço alugado e, após a inauguração do novo colégio de tempo integral, mudará de endereço

Tânia Yoshida, prefeita de Conceição do Jacuípe
Tânia Yoshida, prefeita de Conceição do Jacuípe | Foto: Jefferson Araújo / Acorda Cidade

Com a inauguração do novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição do Jacuípe, nesta segunda-feira (10), o prédio que abrigava a antiga escola deve ser transformado em um centro municipal de atendimento a jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A informação foi confirmada pela prefeita do município, Tânia Yoshida (PSD), durante um evento que teve a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e contou com uma aula inaugural oficializando o início do ano letivo de 2025 da rede pública estadual.

Jerônimo Rodrigues
Foto: Reprodução

Centro municipal para atendimento ao TEA

Em entrevista ao Acorda Cidade, a prefeita explicou que o projeto já funciona em um espaço alugado e que, após ser informada de que a unidade onde funcionava a antiga escola estadual passaria do estado para o município, através de um termo de cessão de uso, viu a possibilidade de melhorar e ampliar o atendimento oferecido.

“Eu não imaginava que a demanda fosse tanta. Hoje nós temos mil crianças e muitas outras na lista de espera. Quando surgiu essa oportunidade, fiz um ofício para o governador solicitando. Agora vou fazer uma reforma, porque tem que adaptar algumas coisas, como os sanitários, por exemplo. Mas nós vamos transferir essas crianças”, disse Yoshida.

Fachada do CECJ, antigo Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe
Fachada do CECJ, antigo Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe | Foto: Google Maps

A prefeita explicou que atualmente o centro de atendimento possui cinco equipes e cerca de 18 profissionais atendendo crianças dos níveis 1, 2 e 3. Ela afirmou que o grande objetivo do espaço é proporcionar um atendimento diferenciado para as crianças e ajudar os pais, construindo um ambiente com opções de lazer.

“Tem criança que não precisa deixar a escola regular e, ao mesmo tempo, vai ter todo o acompanhamento nesse espaço, que agora será bem maior. Vamos criar também uma área de lazer, com acolhimento e mais tranquilidade. Então vai ser outro sonho realizado”, disse.

Novo Hospital Municipal

A prefeita também repercutiu a fala do governador Jerônimo Rodrigues, que afirmou estar articulando com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, uma visita a Conceição do Jacuípe para acompanhar as obras de reforma do Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães.

Hospital Municipal de Conceição do Jacuípe
Hospital Municipal de Conceição do Jacuípe | Foto: Google Maps

“O hospital está sendo feito com recurso próprio, mas o governo não deixou de ajudar no sentido de estar disposto a fornecer todos os equipamentos de que o hospital precisa, como tomógrafos, inclusive. Tudo já tinha sido garantido para o município, que vai receber essa doação, eu não tenho dúvida. Acho também que virá mais alguma ajuda, porque é uma obra cara, não é uma obra barata, e estou fazendo com recursos próprios”, disse Tânia Yoshida.

E o São João?

Não tem como falar de Conceição do Jacuípe, cidade conhecida popularmente como Berimbau, sem lembrar de uma das festas de São João mais tradicionais da Bahia. Os festejos do mês de junho transformam a cidade em destino certo para turistas de diversas regiões do Nordeste.

São joão de Berimbau
Foto: Divulgação/Sergio Pedreira/ Ag. Fred Pontes

Questionada sobre se a preparação do Arraiá do Berimbau já teve início, Tânia Yoshida expressou bom humor e disse que, apesar de reconhecer a importância do evento para o município, ainda não está no momento de pensar nela.

“Primeiro, tenho que organizar algumas coisas na área da educação. Tem algumas obras que ainda não inaugurei. Vou inaugurar a Praça Benjamin Costa, que está quase na fase final. Tem 37 mil metros de pavimentação e drenagem que também ainda não inaugurei, além de várias outras coisas. Vou fazer isso, depois me acalmar mais, e aí vou pensar no São João”, concluiu a prefeita.

Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários