O Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado em 15 de outubro, é uma data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas para destacar a importância e o impacto das mulheres que vivem e trabalham em áreas rurais. Essas mulheres são peças fundamentais na promoção da segurança alimentar, no desenvolvimento econômico e na preservação das tradições culturais, mas muitas vezes têm suas histórias e esforços invisibilizados. É nesse contexto que o trabalho da fotógrafa Lucy Anunciação se torna tão importante.
Desde 2004, Lucy Anunciação, que vive no município de Irará, dedica sua arte a registrar a essência das mulheres rurais, conectando sua lente às histórias de vida daquelas que transformam o campo com força e resiliência. Inspirada pela memória de seu pai, que era agricultor, Lucy encontrou na fotografia uma forma de homenagear e dar visibilidade a essas mulheres.
A essência de seu trabalho está em capturar a inspiração que sente ao fotografá-las. Cada clique conecta Lucy com as vidas das trabalhadoras rurais, revelando não apenas o esforço e a labuta no campo, mas também a resiliência e a delicadeza que tantas vezes passam despercebidas. “Eu sinto que o meu trabalho aumenta a confiança delas. Elas se sentem valorizadas por serem fotografadas e, principalmente, homenageadas pelo que fazem”, explica.
Lucy falou ainda sobre o impacto positivo que suas fotografias têm tido na vida dessas mulheres e na comunidade em geral. Suas obras se destacam não apenas por sua qualidade técnica, mas pelo significado que carregam, sendo expostas em museus e em exposições que dão visibilidade ao trabalho das agricultoras que são, muitas vezes, invisibilizadas.
Lucy também destaca que encontra inspiração ao conviver com as mulheres rurais, visitando regularmente as comunidades onde vivem e trabalhando. “Sempre dialogo com cada uma delas. É no contato com essas mulheres que surge a inspiração, tanto para minha vida como mulher quanto para minha arte como fotógrafa”, completa.
Seu trabalho, mais do que retratar, transforma. A lente de Lucy evidencia não só a força da mulher do campo, mas também reforça o papel delas como protagonistas das próprias histórias, promovendo reconhecimento e dando visibilidade ao esforço coletivo que sustenta a vida no meio rural.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.