Bahia
Redes de franquias baianas ganham destaque no cenário nacional
Fundada há oito anos, em Salvador, a Empório Bijoux ocupa a 5ª posição em número de unidades franqueadas com sede do Nordeste
Acorda Cidade
Churrasco, bijuterias, cafés…remédios. Se você pensar na Bahia dificilmente vai associar imediatamente a produção do estado a algum desses produtos. Mas franquias baianas que oferecem esses produtos são destaque no mercado nacional.
Fundada há oito anos, em Salvador, pelo empresário Habib Salem, a Empório Bijoux ocupa a 5ª posição em número de unidades franqueadas com sede do Nordeste, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Salem conta que teve a ideia de criar uma loja de acessórios femininos jovem há 10 anos. Abriu a primeira loja no Shopping Iguatemi, em Salvador, e hoje já possui 52 franquias em 14 estados. Só no Rio de Janeiro são oito lojas.
“O fato de ser um produto jovem e alegre favoreceu nossa expansão nos mercados do Nordeste, mas, apesar disso, temos uma boa entrada no Sudeste”, conta o empresário, que está à frente do grupo Empório Marcas, que gerencia a expansão de cinco tipos de franquias. Outra rede de franquias do grupo, a I Love Unhas, já possui 30 franquias abertas.
Uma franquia da Empório Bijoux tem investimento inicial de R$ 260 mil adicionado ao valor do ponto comercial. Já para a I Love Unhas o valor é de R$ 100 mil. Para o sucesso da marca, ele destaca o fato da produção não ser centralizada em apenas um local.
“Temos produção em algumas cidades do Brasil e uma parte dos produtos é importada. Isso facilita o processo e a logística de distribuição”, explica. Ele conta que a primeira franquia da marca foi na cidade de Aracaju, em Sergipe.
No segmento de vestuário, a baiana Elementais chegou essa semana na região Centro-Oeste com uma nova loja em Cuiabá além de ter aberto outra em Maceió. Dia 20, abrem outras duas franquias. Uma em Petrolina (PE) e outra em Porto Velho (RO). Uma das sócias da rede, Emília Medauá conta que a expansão da marca, que possui 27 lojas atualmente e pretende chegar a 50 até 2015, só foi possível em função do planejamento e da originalidade dos produtos.
Das 20 maiores marcas em número de unidades abertas sediadas no Nordeste do Brasil, duas têm sua origem comercial na Bahia. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, a Empório Bijoux ocupa a 5ª posição com 52 franquias e a Nunes, de calçados, ocupa a 18ª posição com 24 unidades franqueadas.
De acordo com a ABF, alimentação, prestação de serviços, educação e limpeza e higienização estão em alta. Há opções de franquias a partir de R$ 25 mil. Já as de valor máximo possuem investimento de mais de R$ 1,5 milhão. O mercado de franquias no Nordeste está em expansão tanto que essa semana aconteceu a 3ª edição ABF Franchising Expo Nordeste 2013, que reuniu mais de 100 marcas do segmento de franquias. Para 2013, a expectativa do segmento é de um crescimento de 14% em faturamento no segmento de franquias.
As informações são do Correio
Assuntos