Um panorama inédito sobre quem faz o audiovisual na Bahia a partir das lentes da diversidade, esse é o foco do livro “Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano” que será lançado em diversos formatos entre os dias 21 e 23 de outubro. O projeto disponibiliza gratuitamente versões em ebook, audiolivro e podcast, reafirmando o compromisso com a acessibilidade e a democratização do conhecimento, além de distribuir exemplares impressos em bibliotecas públicas da Bahia. Os materiais em ebook, audiolivro e podcast já estão disponíveis para download aqui.
Fruto de uma pesquisa conduzida por uma equipe inteiramente LGBTQIAPN+, composta pelos doutores em Comunicação João Araújo, Maíra Bianchini e Rodrigo Lessa, o livro combina mapeamento quantitativo e entrevistas em profundidade. A publicação apresenta uma análise dos dados e registra histórias de cinco profissionais que atuam no setor, em áreas que vão da direção e roteiro à produção de elenco e direção de arte.
A Semana de lançamento do projeto Lentes Coloridas acontece em formato digital, com duas Rodas de Conversa abertas ao público e transmitidas pela plataforma Google Meets, nos dias 21 e 23 de outubro, às 19h. Os encontros serão mediados pela pesquisadora Maíra Bianchini, uma das autoras da obra, e trarão para o centro do debate as trajetórias e reflexões das pessoas entrevistadas no próprio livro. Uma oportunidade de ouvir as vozes que inspiraram o projeto e que dão corpo à diversidade do audiovisual baiano.
Histórias que ampliam o olhar da diversidade no audiovisual
Como dado positivo, a pesquisa revela uma presença expressiva de profissionais LGBTQIAPN+ negros no audiovisual baiano, além de mostrar que a desigualdade de gênero é menor do que se imaginava, embora travestis e pessoas trans ainda enfrentem desafios significativos. “Percebemos também um corte muito forte entre capital e interior, o que demonstra a necessidade de políticas de interiorização que sigam um caminho melhor do que aquele que vem sendo seguido até aqui”, destaca João Araújo
Entre os entrevistados selecionados para registrarem suas histórias no livro há pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiência e uma pessoa soropositiva. Nenhuma mostra conformidade total com a cisgeneridade, incluindo um homem trans, uma mulher cis lésbica, que também se reivindica uma “mulher sapatão”, e três pessoas não binárias, compondo um mosaico de vozes plurais dentro do campo pesquisado.
“Nosso intuito foi dar um estopim para revelar quem somos nós, as pessoas LGBTQIAPN+ que fazem audiovisual na Bahia. Sabíamos desde o início que não conseguiríamos esgotar toda a riqueza que a Bahia tem a oferecer nesse tema, mas ficamos muito felizes por obter dados e entrevistar pessoas que nos ajudam a pincelar com múltiplas cores toda nossa diversidade”, afirma Rodrigo Lessa.
Acessibilidade e Memória Coletiva
Todas as versões da publicação — impressa, digital e sonora — são gratuitas e acessíveis, reafirmando o caráter público e inclusivo do projeto. O audiolivro e o podcast foram pensados para dar acessibilidade a pessoas com deficiência visual, e o ebook tem circulação livre, podendo ser baixado sem custo, todos no link já trazido anteriormente.
Um dos principais objetivos da pesquisa é atuar na memória cultural do Estado, fortalecer o sentimento de pertencimento e visibilidade para quem atua nesse campo, através das trajetórias pessoais e coletivas de trabalhadores do audiovisual que colaboraram na construção dessa pesquisa.
“Esperamos que o estudo contribua para pensar políticas públicas afirmativas voltadas para a inclusão de populações mais diversas em termos de orientação sexual e identidade de gênero, além de colaborar num senso de identificação e comunidade entre indivíduos LGBTQIAPN+ não só da Bahia, mas de todo o país”, afirma Maíra Bianchini.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço:
Lançamento do livro “Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano”
Autores: João Araújo, Maíra Bianchini e Rodrigo Lessa,
Dias: 21 e 23 de outubro de 2025
Horário: 19h
Formato: Digital – transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet. Acesse Aqui
Gratuito
Baixe gratuitamente o ebook, audiolivro e podcast em https://linktr.ee/lentescoloridas
Informações: [email protected]
Programação
- Dia 21 de outubro, às 19h: lançamento do audiolivro e podcast, com a presença de Larissa Lacerda e Diego Saoli;
- Dia 23 de outubro, às 19h: lançamento do livro e ebook, com participação de Elson Rosário e João Hugo Cerqueira.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.