Projeto da ferrovia entre Feira de Santana e Salvador é apresentado ao ministro Renan Filho

A proposta prevê a criação de um trem expresso entre as duas cidades, com tempo estimado de viagem reduzido de 71 para 35 minutos.

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REUNIÃO COM MINISTRO - FERROVIA - FEIRA SALVADOR - REPRODUÇÃO INSTAGRAM - 2
Foto: Reprodução/Instagram

A construção da ferrovia que ligará Feira de Santana a Salvador deu um importante passo. O projeto foi oficialmente apresentado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, em reunião realizada em Brasília, conforme publicou o deputado federal José Neto em seu perfil no Instagram nesta quarta-feira (12).

O encontro contou com a presença do deputado José Neto, representantes da empresa TIC Bahia, o empresário Osvaldo Ottan, o engenheiro Danilo Silva e o advogado Ronaldo Mendes. A proposta prevê a criação de um trem expresso entre as duas cidades, com tempo estimado de viagem reduzido de 71 para 35 minutos.

“Quero parabenizar vocês pelo trabalho, pela dedicação e por tudo o que já foi feito até aqui. Nossa intenção é trabalhar juntos, com o objetivo de tirar do papel empreendimentos como este, que ajudam a melhorar a vida das pessoas e a facilitar a mobilidade”, disse o ministro Renan Filho.

Segundo o deputado José Neto, o ministro Renan Filho demonstrou entusiasmo com o conteúdo do projeto.

“Hoje foi mais um momento histórico para Feira de Santana. O ministro ficou contente com a qualidade do projeto e já colocou a equipe técnica do Ministério dos Transportes, especialmente Leonardo Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário, à disposição para avançar no diálogo e na integração com a equipe da TIC”, afirmou o deputado.

Além disso, o projeto já foi apresentado ao Governo da Bahia, à Casa Civil, ao secretário Afonso e à secretária Jusmari Oliveira (Sedur). A expectativa é de que o debate seja ampliado nas próximas semanas com outras secretarias e instituições do Estado.

“Esse é um momento de muita esperança para o desenvolvimento da economia social da nossa Princesa do Sertão”, declarou o parlamentar, agradecendo também ao governador Jerônimo Rodrigues, que liberou técnicos do Estado para apreciação dos estudos.

Autorização e tramitação do projeto

O projeto da ferrovia já teve autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a realização dos estudos de viabilidade. A publicação do requerimento da TIC Bahia Ltda. foi feita no Diário Oficial da União em 22 de maio de 2025, com validade imediata.

A autorização, assinada por Alessandro Baumgartner, superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, prevê a construção e exploração de uma linha férrea com extensão aproximada de 98 quilômetros, ligando Salvador a Feira de Santana por um período de 99 anos.

A publicação permite manifestações de outros interessados e faz parte do processo de transparência exigido pela legislação. O projeto ainda passará por fases de consulta pública e avaliação técnica antes da autorização definitiva para execução.

Benefícios previstos

A ferrovia Salvador–Feira promete:

  • Redução no tempo de deslocamento entre as duas cidades (de 71 para 35 minutos);
  • Alívio nas rodovias, com diminuição de poluição e acidentes;
  • Desenvolvimento imobiliário e comercial ao longo do trajeto;
  • Melhoria na mobilidade regional.

Além de Salvador e Feira de Santana, outras cidades como Simões Filho, Candeias, Santo Amaro e áreas próximas à BR-101 também poderão ser beneficiadas com estações intermediárias.

Sobre a TIC Bahia


A TIC Bahia Ltda., solicitante da outorga da ferrovia, foi criada em novembro de 2024 e está sediada em Feira de Santana. Seu quadro societário inclui Osvaldo Ottan Soares de Souza, sócio da Belvedere Construtora, e Danilo Silva Ferreira, ex-diretor de Políticas de Mobilidade da Sedur. A empresa atua principalmente com serviços de engenharia, além de atividades secundárias como desenvolvimento de softwares e aluguel de equipamentos.

Relembre
Um estudo anterior encomendado pelo Governo da Bahia à CCR Metrô Bahia foi descontinuado após o início de uma nova análise por parte do Governo Federal. Segundo a Sedur, a mudança busca evitar sobreposição de esforços e garantir melhor coordenação entre os entes federativos.

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