
Durante este período de final de semana prolongado, entre os dias 31 de dezembro a 3 de janeiro, moradores do município de Saubara enfrentaram sérios transtornos devido à falta de água e energia.
No local, foram registradas três quedas de energia, e durante essa instabilidade, muitos eletrodomésticos não conseguiram carga suficiente para se manterem ligados, o que acaba impactando o comércio de diversos lojistas e vendedores da região. Como alternativa, os moradores e comerciantes compraram pacotes de gelo, que chegaram a custar 25 reais, para tentar contornar a situação.
A situação foi normalizada no último domingo (4).
A falta de água também afetou os moradores de Saubara. Apenas quem tinha reservatório conseguiu se manter. Frequentadores e pessoas que residem na região da Praia do Sol, Recreio e Cabuçu, fecharam a pista em protesto a falta de abastecimento de água.
De acordo com a prefeitura de Saubara, o abastecimento foi normalizado após entrarem em contato com a Embasa.
A produção do Acorda Cidade entrou em contato com a equipe da Embasa e da Coelba para esclarecer os motivos da falta de água e das quedas de energia, e aguarda um retorno sobre a situação.
Outro problema que vem afetando o cotidiano dos saubarenses é o descarte irregular de lixo, principalmente nas áreas da Praia do Sol. A região, que é muito frequentada por turistas, é alvo de denúncias devido a falta de limpeza, principalmente no período de alta temporada.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o morador e veranista, Antônio Fernandes, relatou a situação que vem enfrentando. “O pessoal joga o lixo no passeio, invade a calçada. A coleta até acontece, mas às vezes passa a cada três ou quatro dias, e com tanta gente aqui, o ideal seria todos os dias”, contou.
Ao portal, o prefeito de Saubara, Felipe Suzart da Silva, explicou que a situação é causada devido ao grande movimento na cidade e nos distritos por conta das festas de fim de ano.
“Esse é o problema, é a falta de educação da população de fora, trazendo esse lixo, e com isso a gente acaba tendo esses transtornos. Mas já estamos fazendo de tudo para poder sanar esse problema”, afirmou.

No mesmo período, moradores e turistas de outra região do município de Saubara, localizado em bambuzal, na Praia da Bica, em Bom Jesus dos Pobres, enfretaram pânico e medo, no último domingo (4), devido a um incêndio causado pelo descarte irregular de carvão, ainda aceso, em áreas de mata, considerada reversa ambiental.


As chamas se espalharam rapidamente, o que causou desespero em várias pessoas que estavam no local. Jacyara Dourado, professora de uma escola em Feira de Santana, estava na praia no momento do incêndio, e em entrevista ao Acorda Cidade, relatou o transtorno.
“A gente desesperado, não sabia se ia pela escada ou pela parte que já estava com a maré cheia. E todo mundo na dúvida se subia, se atravessava. Na dúvida, para não correr risco, já que o fogo estava muito alto, a gente passou pela maré cheia”, contou a professora.
Leia também:
Acúmulo de lixo gera reclamações de moradores e comerciantes na Praia do Sol, em Saubara
Prefeito de Saubara chama atenção de visitantes para descarte irregular de lixo
Incêndio em bambuzal causa pânico e prejuízos na Praia da Bica em Saubara
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.