Previdência descentraliza recadastramento de aposentados

Diante das reclamações, o atendimento foi ampliado para mais 19 cidades do interior da Bahia.

Previdência descentraliza recadastramento de aposentados

Diante do grande volume de reclamações sobre o recadastramento de servidores aposentados da Educação, a Superintendência de Previdência do Estado decidiu descentralizar o atendimento e instalar postos em mais 19 cidades do interior da Bahia.  A medida foi confirmada pela superintendente Daniela Gomes, em entrevista ao programa Acorda Cidade. Segundo ela, a partir do ano que vem a atualização dos cadastros será feita na data de aniversário do aposentado, prática que já vem sendo adotada para os pensionistas.

O recadastramento está na penúltima etapa do trabalho, que começou em abril e já atingiu todos os setores da estrutura administrativa do Estado, faltando apenas os aposentados da Polícia Militar. Daniela Gomes explicou que antes de iniciar a ação, todos os 92 mil aposentados receberam uma carta com todas as informações sobre o atendimento, inclusive o cronograma estabelecido de acordo com a letra inicial do nome de cada um. "Todos devem ficar tranquilos", disse, lembrando que a concluão está prevista para o final do mês.

A superintendente esclareceu ainda que os aposentados que, por motivos de saúde, estejam impossibilitados de comparecer aos postos de atendimento – onde não existe Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o recadatramento é feito na Direc – podem enviar um procurador com documento reconhecido firma e relatório médico. "Posteriormente faremos visita domiciliar", avisou. De acordo com Daniela, o processo não é mais ágil porque somente funcionários da Previdência, devidamente treinados, pode fazer a atualização cadastral.

Além de Feira de Santana e Salvador, agora o recadastramento de aposentados será feito também nas cidades de Santo Amaro da Purificação, Guanambi, Itapetinga, Itaberaba, Serrinha, Caetité, Irecê, Biritinga, Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Brumado, Valença, Amargosa e Macaúbas, dentre outras.