Bahia

Preso em Salvador, Marcos Valério recebe liminar de soltura

Suspeito de participar de esquema de grilagem de terra, ele está preso na Polinter, no Complexo dos Barris

Preso em Salvador, Marcos Valério recebe liminar de soltura Preso em Salvador, Marcos Valério recebe liminar de soltura Preso em Salvador, Marcos Valério recebe liminar de soltura Preso em Salvador, Marcos Valério recebe liminar de soltura

Acorda Cidade

O ministro Sebastião Reis Júnior, daTurma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), concedeu nesta terça-feira (13) liminar para soltar o empresário e publicitário Marcos Valério, preso 11 dias na Polinter, no Complexo dos Barris, em Salvador. O publicitário pode aguardar em liberdade o julgamento de um habeas corpus no STJ.

Ele foi preso junto com três sócios da agência DNA Propaganda, extinta, em Minas Gerais durante a operação Terra do Nunca. Os quatro são suspeitos de participar de um esquema de fraude de títulos de terras e grilagem na região oeste da Bahia.

Ontem (12), o STJ concedeu uma liminar para a ex-sócia do publicitário, Margaretti Maria de Queiroz Freitas. O advogado dela argumentou que Margaretti não era sócia da agência na época das supostas fraudes, em 2003.

Os defensores, incluindo o advogado de Valério, Marcelo Leonardo, consideram as prisões ilegais, pois o crime teria prescrito. Além dos quatro, outras 11 pessoas foram presas na mesma operação em São Paulo e na Bahia.

Fraude
As investigações, que duraram 17 meses, foram coordenadas pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin) e presididas pelo delegado Carlos Ferro, titular da Delegacia Territorial (DT) de São Desidério.

Segundo o delegado, a quadrilha lavrava de forma fraudulenta diversas escrituras públicas de compra e venda nos cartórios de Barreiras e São Desidério.

Foram presos na operação:

Minas Gerais
Marcos Valério Fernandes de Souza – empresário (publicitário)
Ramon Hollerbachempresário (publicitário)
Francisco Marcos Castilho Santos – empresário (publicitário)
Margaretti Maria de Queiroz Freitasempresária (publicitária)
 
São Paulo
Marcus Vinicius Rodrigues de Martins – empresário
 
Bahia – Barreiras
Leonardo Monteiro Leiteadvogado
Ana Elizabete Vieira Santos –  ex-tabeliã  (mãe do piloto de fórmula 1, Luiz Razia)
Nadir de Oliveira Tavares Botelhoserventuária da justiça
Nilton Santos de Almeidaempresário (bacharel em Direito)
Adroaldo Moreira da Costa – agricultor
Raimundo Varques Gonçalves Lima – empresário
Adilson Francisco de Jesus
Gilkison Botelho dos Anjos, conhecido como “Chiquinho”
João Onivaldo Faccio
Ronaldo da Silva Schitine

As informações são do Correio