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Prefeitura de Salvador abre edital de licitação do transporte coletivo para consulta pública
O edital estará acessÃvel à população para sugestões e crÃticas, até o dia 22 deste mês.
Acorda Cidade
A Prefeitura de Salvador divulgou o edital de licitação do sistema de transporte coletivo da capital. O documento está disponível para consulta pública na internet, no site www.desenvolvimentourbano.salvador.ba.gov.br.
Elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), o edital estará acessível à população para sugestões e críticas, até o dia 22 deste mês.
Com a licitação o passageiro vai contar com um serviço mais seguro, confortável e veloz. A média de idade da frota de ônibus – que já chegou a 10 anos- vai diminuir para 3,5 anos, até 2016. “Essa será uma das médias de idade mais baixas do país, eliminando um dos principais pontos de insatisfação dos passageiros”, assinala o secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia. Já o reordenamento das linhas pretende reduzir o tempo de viagem e aumentar a frequência de ônibus nos pontos e terminais.
Aleluia destaca que os veículos a serem incorporados à frota, após a licitação, serão adaptados para utilização de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de possuir sistema de ventilação forçada, dando maior conforto aos usuários. As novas medidas vão estimular o uso do transporte público na cidade e aliviar o número de carros nas vias.
Concessão
O direito à exploração dos serviços será concedido à empresa que apresentar o maior valor de outorga. Os recursos do pagamento da outorga vão ser reinvestidos em transporte público e na infraestrutura de mobilidade.
A tarifa inicial é de R$ 2,80 com previsão de revisão a cada quatro anos, baseada na variação no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O primeiro reajuste deverá ocorrer somente em dezembro de 2014.
Informação
Pelo edital, as concessionárias terão que prestar informações via paineis de mensagens, sobre os horários de passagem dos ônibus em tempo real nos terminais, estações e pontos de parada. A consulta sobre linhas e horários de ônibus pelo usuário poderá ser feita também pelo celular via SMS.
Os ônibus serão dotados ainda de painéis digitais com informações de linhas e trajetos, complementando o painel dianteiro. Será também criado um serviço de call center para prestar informações e receber reclamações por telefone.
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