Bahia

Prefeito de Candeias decreta estado de emergência devido às chuvas

“Já são 2.700 pessoas atingidas direta ou indiretamente com os prejuízos das chuvas”, diz Defesa Civil do município

Acorda Cidade

O prefeito Sargento Francisco, do município de Candeias, a 46 quilômetros de Salvador, decretou Estado de Situação de Emergência, nesta segunda-feira (13), devido às fortes chuvas que caem desde a última quarta-feira (8). O Decreto nº 17/2015 considerou as chuvas acima da média para o curto período de tempo, a previsão de mais chuva até o final do mês de maio, o parecer da Defesa Civil municipal que é favorável pela situação de emergência, a quantidade de bairros afetados pelos deslizamentos de terra, a quantidade de famílias desalojadas ou desabrigadas e a capacidade de resposta do município, uma vez que não dispõe de recursos satisfatórios para o restabelecimento da normalidade diante do seu dever de proteger a população.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Erivaldo de Azevedo, só de quinta-feira a domingo choveu 316mm, um índice considerado muito alto e que resultou em grandes estragos como deslizamentos de terra e alagamentos em diversos pontos da cidade. “Mais de 300 casas foram comprometidas, o que soma cerca de 1.500 pessoas desalojadas. Por uma questão de maior conforto, até porque em abrigo público improvisado se perde um pouco do conforto e da privacidade, essas pessoas preferiram se abrigar nas casas dos seus familiares. Fazemos uma estimativa de que já são 2.700 pessoas atingidas direta ou indiretamente com os prejuízos das chuvas”, disse Azevedo.

Com topografia montanhosa e bastante íngreme, Candeias possui muitas áreas de risco, situação agravada principalmente quando pessoas constroem suas casas nas encostas sem contenção. Já em áreas menos montanhosas, o problema é com os alagamentos agravados pelo depósito de lixo fora dos pontos e horários de coleta, depósito desordenado de entulhos e descarte de materiais maiores (como sofás, fogões, camas, etc.) em córregos.

Para o prefeito Sargento Francisco, a decretação de situação de emergência vai permitir que o município solicite recursos estaduais e federais para a construção de contenções. “Nossa maior preocupação é com a integridade física dessas pessoas e não podemos mais permitir que esse problema perdure. Temos 45 encostas precisando de contenção, mas essas são obras de grande porte, que demandam recursos altos, projeto bem elaborado, construtora especializada e equipe altamente especializada porque são paredes de pedra/concreto que têm que segurar todo o volume dos morros de dezenas de metros de altura. Não é algo simples que o município possa resolver sozinho e em pouco tempo”, explicou Francisco.

O prefeito também informou que está acompanhando in loco todas áreas atingidas desde o início do período chuvoso e que no último domingo (12), contou com a participação de todos os secretários e alguns assessores em mais uma vistoria às localidades.

Nesta terça-feira (14), o gestor estará com o governador da Bahia, Rui Costa, para tratar dos danos causados pelas chuvas e agendar um encontro com o ministro da Integração Nacional para que as contenções possam ser construídas.

Candeias em números

· População: Aproximadamente 88 mil habitantes (segundo o senso do IBGE/2014)
· Nenhuma vítima fatal ou com ferimentos graves, até o momento
· Mais de 300 casas comprometidas
· Cerca de 1.500 pessoas desalojadas (até agora, todas estão morando provisoriamente nas casas de familiares)
· Cerca de 2.700 pessoas atingidas direta ou indiretamente
· 150 ocorrências registradas pela Defesa Civil
· 45 áreas que precisam de contenção

Prevenção

Dos 5.570 municípios brasileiros existentes, Candeias está entre os 795 municípios brasileiros monitorados 24 horas/dia pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), graças à recente elaboração e envio do mapeamento de suas áreas de risco pela Defesa Civil do município.

Além do Mapa de Risco do Município, a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Candeias também elaborou seu Plano de Contingência para inundações, deslizamentos, alagamento, acidentes de transporte de produto perigosos, acidente com vazamento de produto perigoso, acidentes em postos de gasolina, acidente com trens e acidente com dutos terrestres, que estabelece procedimentos para a resposta a emergências e desastres.

Providências imediatas

Desde o início do período chuvoso (08/04), a Defesa Civil de Candeias está monitorando e realizando ações de prevenção e assistência nas regiões afetadas. A Secretaria de Assistência Social já cadastrou todos os desalojados, disponibilizou veículo tipo baú para auxiliar no deslocamento das famílias e seus pertences e continua dando o suporte às operações da Defesa Civil. O Ginásio de Esportes e algumas escolas municipais já foram disponibilizadas para abrigar temporariamente famílias desalojadas, caso necessário.

Além da Defesa Civil, há equipes de prontidão de várias secretarias para auxílio às vítimas. Disque Defesa Civil: (71) 3605-2574 (chamada local) ou 199 (chamada gratuita).