Acorda Cidade
Quem for aproveitar o feriado de Tiradentes em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, além de desfrutar das belezas naturais e da intensa badalação que o município oferece, vai poder curtir uma programação variada – alusiva às comemorações do Descobrimento do Brasil – que teve inicio no sábado (18) e vai até a quarta-feira (29).
Com oferta de 48 mil leitos, distribuídos entre pousadas e hotéis, a expectativa é que 20 mil turistas visitem a cidade neste feriado prolongado. Visitantes de diversas partes do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e da região Centro-Oeste, vão movimentar a cadeia produtiva do turismo local, como os meios de hospedagem, bares, restaurantes e o comércio em geral.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O município, localizado na Costa do Descobrimento e tombado como Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1999, oferece história, entretenimento, cultura, arte e belezas naturais. São 90 quilômetros de praias protegidas por recifes de corais, rios, riachos, coqueirais e uma exuberante Mata Atlântica.
Semana do Descobrimento
Uma intensa programação, com ações culturais, esportivas e religiosas, marca as comemorações dos 515 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. As atividades são abertas ao público. A história do Descobrimento será retratada em apresentações teatrais e exposições no Centro Histórico. Músicos locais vão se apresentar em diversos espaços públicos.
Em cinco aldeias do município haverá jogos e festejos para ressaltar a cultura indígena. O esporte também marca presença em competições de jiu-jitsu, taekwondo, ciclismo e o passeio náutico do Descobrimento, que acontece na Praia das Pitangueiras. Eventos religiosos complementam a programação, com destaque para a Missa do Descobrimento, uma cerimônia que relembra a primeira missa celebrada no Brasil e acontece na Praça das Pitangueiras.