Acorda Cidade
As fortes chuvas que atingem Salvador desde a madrugada deste domingo (8) continuam causando transtornos e cerca de 95 deslizamentos de terra já aconteceram. Além disso, alguns imóveis desabaram na Baixa do Fiscal, deixando pessoas soterradas, e diversas ruas seguem alagadas.
Os maiores pontos de alagamento são registrados nos bairros da Calçada e Imbuí – atrás do hipermecado Extra -, além da avenida Barros Reis.
Segundo boletim da Defesa Civil de Salvador (Codesal), divulgado por volta das 16h, 151 ocorrências foram registradas até o horário. No boletim anterior, divulgado por volta das 14h, o número total de ocorrência era 126.
Das 151 ocorrências, foram 95 deslizamentos de terra, um alagamento de área, 12 alagamentos de imóvel, 16 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, seis ameaças de deslizamento de terra, uma ameça de queda de árvore, quatro desabamentos de imóvel, um avaliação de imóvel alagado, três desabamentos de muro, sete desabamentos parciais, uma infiltração, duas pistas rompidas.
Desabamentos
Um deslizamento de terras em uma encosta localizada nas proximidades da rua Nilo Peçanha, na Baixa do Fiscal, deixou diversas pessoas soterradas e casas desabadas no início da tarde deste domingo (10).
De acordo com informações da Central de Polícia, pelo menos cinco casas desabaram após a queda do morro. Ainda não há informações sobre número total de vítimas; algumas delas teriam sido socorridas por vizinhos.
Na região do Imbuí, um ponto de ônibus localizado na Avenida Paralela foi interditado na manhã deste domingo (10), por conta de um deslizamento de terra. A encosta que fica atrás do ponto cedeu e o local teve de ser interditado por volta das 7h. O ponto fica em frente ao prédio da Advocacia Geral da União (AGU).
A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com chuva e períodos de melhoria. A temperatura deve variar entre 22ºC a 39ºC.
Fonte: Correio