Trezentas e sete viaturas foram entregues hoje (22), pelo governador Jaques Wagner às polícias Civil e Militar e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), durante uma solenidade na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia. Os veículos fazem parte da segunda etapa da renovação da frota, e até o final de março, estarão nas ruas mais de 1.200 veículos, reforçando o policiamento ostensivo e as investigações criminais na capital e em outros 265 municípios baianos, como Gandu, Terra Nova, Amargosa e Teodoro Sampaio.
“A entrega destas viaturas é mais um passo dentro de um conjunto de ações, como o Ronda nos Bairros, a reforma de delegacias, contratação de efetivo, aprimoramento dos sistemas de comunicação e inteligência da polícia, qualificação profissional, entre outras”, ressaltou Wagner. A aplicação de recursos para a aquisição de 5.284 coletes balísticos, 1.205 armamentos (pistolas, metralhadoras e fuzis), 59.500 munições, instalação da Delegacia Digital e para a implantação do Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip) e do Sistema Tetra (telecomunicação digital via rádio, com localização GPS) também foi destacada pelo governador.
Para garantir um melhor gerenciamento da frota, as viaturas foram adquiridas, via licitação, por meio de locação. Assim, a locadora passa a ser responsável pela manutenção dos veículos, desonerando a SSP. Entre os modelos, estão Blazer, Gol, EcoSport, Ranger e Voyage, que serão utilizados, cada um, em ações específicas para inovar a atividade policial.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, César Nunes, a entrega das viaturas faz parte da execução do Plano Estadual de Segurança Pública. “Estamos na segunda etapa de renovação da frota policial”, disse, lembrando que na primeira etapa foram entregues 600 veículos. Motocicletas, carros-presídios, rabecões e até carros elétricos também vão reforçar nossas ações em toda a Bahia”, afirmou Nunes.
Modernização
O secretário declarou ainda que a entrega das 307 viaturas nesta segunda-feira (22) reflete a preocupação do governo estadual com a modernização e o fortalecimento da infraestrutura voltada à segurança pública. “Os recursos aplicados na área aumentaram em 20%, entre 2007 e 2009, subindo de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,9 bilhão”, destacou. O delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, salientou que “a qualidade das viaturas dá ao policial uma motivação maior, já que são veículos dotados de ar-condicionado e direção hidráulica, garantindo mais conforto aos servidores”. A instituição foi contemplada com 112 veículos. “Sem dúvida, teremos ações mais dinâmicas”, afirmou Bispo.
Também presente à solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, salientou que estes veículos vão fazer frente à criminalidade, viabilizando melhores condições de trabalho aos policiais. “Os EcoSports serão destinados ao programa Ronda nos Bairros, as Rangers para as companhias especializadas e as Blazers para o policiamento comunitário”, explicou.
As informações são da Secretaria de Segurança Pública.