OSBA recebe Olodum e Baby do Brasil na abertura do carnaval de SalvadorOSBA recebe Olodum e Baby do Brasil na abertura do carnaval de SalvadorOSBA recebe Olodum e Baby do Brasil na abertura do carnaval de SalvadorOSBA recebe Olodum e Baby do Brasil na abertura do carnaval de Salvador
Acorda Cidade
Baianos e turistas que acompanharam a primeira noite oficial do Carnaval de Salvador, na noite desta quarta-feira (26), assistiram a uma sequência de shows composta por ritmos clássicos, batidas percussivas e caracterizações cênicas no palco montado no Farol da Barra, na orla da capital baiana.
Cerca de duas mil pessoas, segundo a Polícia Militar, estiveram no evento de abertura da maratona momesca, que foi comandado pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). No palco, o grupo clássico recebeu uma série de participações especiais que garantiu a pluralidade característica do carnaval de Salvador.
Logo no início dos shows, a OSBA convidou os grupos percussivos "Stomp", trupe britânica que produz sons com materiais como vassouras, lixeiras, jornais e isqueiros, como também o "Quabales", que tem sede no bairro de Amaralina, em Salvador. Juntos, os grupos produziram uma apresentação cênica caracterizada pela valorização da cultura afrodescendente.
(Foto: Diogo Macedo/ Ag Haack/ Reprodução)
Com a saída dos grupos percussivos, a OSBA recebeu no palco o "Bailinho de Quinta", que levou para o público marchinhas de antigos carnavais. Pessoas de todas as idades puderam acompanhar músicas como "Balancê", "Corre, Corre, Lambretinha", "Cantora de Rádio" e "Bandeira Branca". Com uma apresentação lúdica, o show atraiu crianças e provocou um clima de nostalgia entre idosos que relembravam os carnavais da juventude.
O momento mais aguardado da noite ocorreu por volta das 19h, quando a OSBA recebeu o bloco afro Olodum. Misturando o som de orquestra com os batuques africanos, os foliões foram animados por clássicos da música baiana, como "Protesto Olodum" e "Faraó Divindade do Egito".
Como é tradicional nos carnavais da Bahia, o Olodum produziu um show performático, rico de danças e mistura de ritmos como axé, reggae, samba e ritmos latinos.
Embalada pelo balanço do Olodum, a cantora Baby do Brasil se juntou ao grupo e fechou a noite com chave de ouro. Por meio da música "Brasileirinho", Baby dançou ao som dos batuques do Olodum e cantou acompanhada da OSBA.
O público vibrou com a apresentação que, encerrada com uma queima de fogos, decretou a abertura da maratona momesca em Salvador.
Fanfarras
Após os shows do Baile de Máscaras no Farol da Barra, as fanfarras de carnaval abriram o circuito Sérgio Bezerra, no bairro da Barra. Por volta das 19h30, as bandas de marchinhas carnavalescas começaram a desfilar no bairro seguidos por um público crescente.
O bloco "Redução de danos" abriu o desfile dos blocos. Logo em seguida, o tradicional bloco "Xupisko" desfilou pelas ruas do bairro. Outro bloco que ganhou destaque foi o de Mamulengos, que levou bonecos gigantes para a avenida, atraindo a atenção das crianças que assistiam aos desfiles.
Passaram ainda pelo circuitos os blocos de fanfarra Habeas Copos, Jegue Enfeitado, Alerta Geral, O Caldo, Concentra + Não Sai, Liga da Justiça, Pinguço, Cachasamba, Gravata Doida, Dibarabar, Integramed, Preliminar, Vai Braceta, As Moças, As Periquitas, Soagentê, Bloquinho, Alvará de Soltura, Soagentê, A Braca Tricolor, 100 comentários, Coem Lixo, Carnabás, Cerveja e Pimba, Oxxi, Arquiloucura, Esquenta e Pata de Onça. As informações são do G1.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade