Acorda Cidade
O município de Amélia Rodrigues, na Região Metropolitana de Feira de Santana, ganhou nova linha de transmissão de energia elétrica. Com cerca de 20 km de extensão, a nova linha de Alta Tensão sai da subestação do Centro Industrial de Feira de Santana (CIF) e é interligada ao eixo Catu-Taquipe, de 69 kv, que já atendia ao município.
Esta nova linha, juntamente com outra já em construção e prevista pra ser finalizada em outubro, que sairá da Subestação Tomba até a Subestação Centro Industrial de Feira, é fundamental para oferecer dupla alimentação ao sistema elétrico do município. Isto significa que, em caso de contingência, a Coelba poderá fornecer energia através da antiga linha que sai da subestação da cidade de Catu.
O investimento da Coelba foi de R$ 8,3 milhões para energizar a linha que vai beneficiar 33 mil consumidores das cidades de Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Terra Nova e Teodoro Sampaio,além de Amélia Rodrigues.
No cronograma de obras da Coelba para 2017 estão mais de 300 km em novas linhas de Alta Tensão, 11 novas subestações e a ampliação de outras 20, ligações rurais e urbanas, aquisição de novos equipamentos, aplicação de novas tecnologias e continuidade do projeto de automação do sistema elétrico.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).