Bahia

No Mês Internacional da Mulher, IEEE destaca Projetos Inovadores de suas Especialistas na Engenharia

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

No Mês Internacional da Mulher, IEEE destaca Projetos Inovadores de suas Especialistas na Engenharia No Mês Internacional da Mulher, IEEE destaca Projetos Inovadores de suas Especialistas na Engenharia No Mês Internacional da Mulher, IEEE destaca Projetos Inovadores de suas Especialistas na Engenharia No Mês Internacional da Mulher, IEEE destaca Projetos Inovadores de suas Especialistas na Engenharia
Vanessa Schramm e Cristiane Pimentel | Foto: Arquivo Pessoal
Vanessa Schramm e Cristiane Pimentel | Foto: Arquivo Pessoal

Em um compromisso de incentivar a representatividade feminina na Engenharia, o IEEE (Instituto de Engenheiro, Eletricistas e Eletrônicos), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, destaca, nesse mês da mulher, projetos inspiradores de suas especialistas em uma área majoritariamente masculina.

Membro sênior do IEEE e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vanessa B. Schramm é responsável pelo evento “Elas por Elas”. Promovido anualmente na UFCG, é composto por discussões sobre as mulheres na indústria brasileira de Engenharia conforme a temática escolhida em cada ano. “Para além de uma celebração, o evento busca difundir entre os jovens, modelos de referência de engenheiras mulheres que atuam em diferentes setores da indústria e academia no Brasil e contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país”, explica a membro do IEEE.

Membro sênior do IEEE e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cristiane Pimentel é criadora do Mulheres na Industria (WIE IndustrIEEE), projeto no qual abre as portas de indústrias da área para a visitação de estudantes para aprenderem na prática os desafios da Engenharia moderna. Essa iniciativa visa incentivar a entrada de mais profissionais do sexo feminino no mercado. “Elas podem participar em áreas de produção, áreas de qualidade, áreas de laboratório. Um dos resultados fantásticos é que uma delas foi contratada”, conta Pimentel.

A especialista também explica que a importância do projeto está tanto nas oportunidades oferecidas para essas estudantes, quanto na orientação sobre como essas jovens devem se projetar nos ambientes corporativos: “Logo depois do projeto, um dos grandes desafios que temos é a questão de liderança. É um ponto que com o projeto a gente busca também desenvolver, porque quando as meninas são escolhidas para terem a oportunidade de vivenciar um dia, vão estar em contato direto com supervisores e gerentes daquelas fábricas”.

Sobre IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram