Acorda Cidade
Morreu ontem (6), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, o babalorixá Augusto César Lacerda, 68 anos, conhecido por atender pessoas famosas. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) seguido de uma parada cardíaca.
De acordo com o G1, Augusto César chegou a ser socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Simões Filho, mas não resistiu.
Ele comandava o terreiro Ilê Omorodé Axé Orixá N´Lá, em Lauro de Freitas, e já recebeu visitas de artistas famosos como Gilberto Gil, Cazuza, Zeca Pagodinho, Preta Gil, Maria Zilda Bethlem e Cláudia Raia.
Ainda de acordo com o G1, o babalorixá foi quem deu nome ao bloco Araketu, fundado por Vera Lacerda. O grupo divulgou uma mensagem nas redes sociais lamentando a morte de Augusto César. Ele foi sepultado na tarde deste domingo, em Salvador, no cemitério Jardim da Saudade. Leia a mensagem na íntegra:
É com imensa dor que anunciamos o falecimento de um de nossos fundadores, aquele que deu o nome ao Ara Ketu e ajudou demais a gente chegar aonde chegamos. Nosso queridíssimo Augusto César acaba de nos deixar.
Pedimos a todos que façam uma oração para esse ser de Luz, que veio ao mundo com a missão de ajudar ao próximo sem sequer saber quem era. Pai de santo sim, com muito orgulho é um dos defensores da cultura afro brasileira.
Augusto só deixa saudades para nós do Ara Ketu. A diretoria do Ara Ketu está em luto. Nossa música fica um pouco mais triste, mas temos fé em Deus e nos orixás de que Augusto quer que a gente siga com nosso caminho de alegrar ao país! Descanse em paz, afirma a postagem.