Bahia
Moradores protestam e fecham Via Parafuso, na Bahia
Grupo bloqueou os dois sentidos da rodovia na manhã desta segunda (16). Eles pedem retorno na pista, além de passarela e ponto de ônibus.
Acorda Cidade
Um grupo com cerca de 50 pessoas fechou os dois sentidos da BA-535, conhecida como Via Parafuso, região metropolitana de Salvador, na manhã desta segunda-feira (16).
Os moradores exigem da concessionária Bahia Norte a instalação de uma passarela, além de estrutura de ponto de ônibus e um retorno para que os veículos da comunidade não precisem trafegar muitos quilômetros. Eles também reclamam de ter que pagar o pedágio para acessar algumas áreas da região.
Durante o protesto, moradores da comunidade queimaram pneus na pista para impedir a passagem de veículos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a mobilização começou às 6h e pouco depois das 8h30, a pista foi liberada pelos manifestantes.
A moradora Lucimeire Monteiro, de 33 anos, diz que os moradores da comunidade "Siamar", perto de Areia Branca, vivem esquecidos e sem infraestrutura.
"A gente quer um retorno mais próximo do nosso bairro, passarela e ponto de ônibus. A gente está correndo risco porque não tem segurança para atravessar a rua, pode vir um carro e atropelar, matar. Quando vai atravessar, leva uma hora porque não tem um quebra-mola, não tem sinaleira, não tem nada para ajudar a gente a atravessar. É como se a gente fosse cachorro sem dono", afirma a moradora.
Ela completa as reclamações dizendo que o retorno que existe na Via Parafuso os obrigada a trafegar por muitos quilômetros. "São dez quilômetros. Quase 20 minutos a meia hora pra fazer o retorno lá embaixo. O retorno está praticamente dentro de Camaçari. Botaram quase perto da ponte do Rio Joanes. Só que a gente existe", aponta Lucimeire.
A concessionária Bahia Norte informou que vai se pronunciar sobre o caso por meio de nota. As informações são do G1.
Assuntos