Andrea Trindade

A cidade de Santana Bárbara possui três postos de combustíveis e deve ganhar mais três em breve. No entanto, a construção de um deles na avenida Jucelino Oliveira Campos, centro da cidade, teve a reprovação da população que já realizou abaixo-assinado e ingressaram com uma ação no Ministério Público para impedir a construção do estabelecimento.

O posto está sendo construído muito próximo a residências, mas de acordo com o proprietário, conhecido como Clinton da Farmácia, a obra não é ilegal. “Está tudo certo. Temos todos os documentos do engenheiro e o atestado do Corpo de Bombeiros. Além disso, a metragem está de acordo com a lei”, explicou.

A moradora Viviane Mascarenhas, vizinha do futuro posto de combustível, disse ao Acorda Cidade que a construção é uma ação absurda. “Se é parede com parede da minha casa eu vou dormir inalando gasolina, sem contar o risco de uso de celular e até mesmo de botijão de gás. Eles estão queimando borracha para estourar as pedras e isso apodreceu minha casa com o mau cheiro”, desabafou Viviane, que espera providências. 

“O posto está sendo construído às pressas, já se encontra em estágio avançado, sem alvará de construção e sem qualquer fiscalização, revela elevado potencial de periculosidade e comprometimento da higidez ambiental. A prefeitura municipal alega discordar da construção, contudo não adotou qualquer medida no sentido de embargar a obra”, reclamou o morador Arivaldo Ramos.

O vereador Carlito da Boa Vista disse ao Acorda Cidade que o responsável pela construção não mostra os documentos que diz que tem e que os moradores entregaram um abaixo-assinado ao Ministério Público, com mais de 400 assinaturas. Ele informou ainda que os vereadores também entrarão com uma representação contra a instalação do posto. “Ninguém gostaria de morar tão próximo a um posto de combustível”, declarou. 

Os moradores e vereadores vão se reunir no local da obra para discutirem novamente a situação.