Vida nas Passarelas

Miss Universo Bahia 2021 é pioneira na criação de escola especializada em passarelas no estado

"Ser miss é ser um propósito, é fazer com que a nossa voz seja ouvida em diferentes esferas e vertentes", diz empreendedora.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O glamour das passarelas enchem os olhos de qualquer garota que sonha um dia se tornar uma grande modelo em frente às câmeras. Em Feira de Santana, na Bahia, esse sonho se torna cada vez mais possível através da capacitação da primeira escola para misses do estado, a Bacc Academy, fundada pela Miss Universo Bahia 2021, Tainara Bacc. 

Por meio da sua experiência e dedicação, Taianara atua ofertando cursos presenciais e online que vão muito além do que estamos acostumados, que é a referência estética como centro da preparação.

“Não temos tantas instituições que trabalhem com misses atualmente, na Bahia temos um número bastante restrito de pessoas que preparam candidatas para concurso de beleza e infelizmente no Brasil é a nossa realidade. Quando a gente parte para Ásia, Europa a gente  já tem essa potencialização dessa preparação, porque as pessoas entendem hoje, que ser miss, não é só beleza, nós preparamos uma mulher para vida, trabalhando autoconfiança, potencializando autoestima, sororidade, respeito e educação, então essa é a ideia que a Bacc Academy traz, essa postura para que mais mulheres possam vivenciar essas experiências”, disse. 

A empreendedora das passarelas diz que as aulas são destinadas para que as meninas possam atuar dentro do Brasil, mas também nos concursos do mundo afora. São ofertadas aulas de oratória, postura, elegância e conceitos que serão levados para a vida. 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente quer que essas meninas sejam bem direcionadas, porque elas podem participar, trazendo uma boa postura, elegância que não pode faltar, mas que elas se sintam confortáveis e estejam em diferentes ambientes. O nosso diferencial é fazer com que elas consigam se ver nesses locais, para que elas consigam ter essas oportunidades, inclusive na Bahia”, explica Tainara. 

Tainara divide a vocação de miss com outras ocupações. Ela é professora universitária, cirurgiã dentista e atualmente está estudando medicina. Ela fala como sua trajetória pode ajudar as meninas a passar pelos processos dentro do mundo dos palcos. 

“Eu vivi muitas experiências dentre as boas e as ruins, mas eu quero que as mulheres possam pegar as coisas boas do concurso, porque é sobre influenciar, ser miss é ser um propósito, é fazer com que a nossa voz seja ouvida em diferentes esferas e vertentes, para que eu possa conversar hoje com você, mantendo essa linearidade de pensamento para que mais mulheres possam ter essas vivências”. 

O mundo das passarelas tem aberto oportunidades para a diversidade, pessoas trans, gordas, com deficiência, que não são consideradas dentro do padrão hegemônico de beleza estão ocupando cada vez mais espaços nas produções.  

Foto: Instagram/Jojo Todynho

“Eu vejo o mundo miss como uma oportunidade de mostrar que mulheres bonitas não são somente rostinhos bonitos, nós temos um potencial muito elevado e é isso que eu quero que mais mulheres possam se aproximar. Preservar esse lado empreendedor, esse lado business, mas ao mesmo tempo, trazer essa beleza e elegância dos palcos, das passarelas respeitando nossos limites e nossas vontades”.

Na Bacc Academy, as aulas estão abertas para concursos próximos e eventos que irão acontecer em 2024. Taianara aponta que o diferencial para que mais mulheres ocupem esses lugares é a autoconfiança.  

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O nosso foco não é literalmente estético, mas nessa preparação de mulheres para concursos e para a vida, então a gente quer que elas saibam se portar frente às câmeras. A autoconfiança é a chave de tudo, então queremos mostrar esse potencial”. 

Além disso, ela reforça que a autoconfiança é fundamental para lidar com a exposição que é necessária à profissão. 

“Ser miss, já é ser resiliente, a inteligência emocional envolve muito isso, porque quando lidamos com internet, com exposição da nossa imagem, nós nos deparamos com o cyberbullying, os halteres, as críticas, porque ninguém agrada todo mundo, então para ser miss, nós precisamos realmente ter inteligência emocional de entender quem nós somos e não de ser aquilo que esperam de nós. Até porque quando a gente se expõe estamos abertas a críticas e a elogios, mas nenhum desses dois lados fazem o que nós somos” fala.

Foto: Pixabay

A instituição abre oportunidades para que meninas e mulheres realizem o sonho de brilhar nas passarelas, se tornando um degrau importante na concretização das oportunidades que não chegam até elas.  Tainara através de sua experiência fala que o ramo precisa de mais valorização para que mais meninas possam vivenciar essa experiência profissional.  

“Criamos oportunidades, mas são as meninas que fazem elas acontecerem. Somos uma vitrine de trabalhos, daquelas que pretendem trabalhar como influenciadores, como Business Women, então nós queremos potencializar isso”, finalizou. 

As aulas acontecem no Teatro Amélio Amorim e possui uma taxa gradativa que pode ser paga por aulas ou pelo curso inteiro. São quatro dias de imersão durante um mês. 

As interessadas podem se inscrever nos cursos e acompanhar a escola pelo Instagram @baccacademy ou entrar em contato pelo número 75 98600017.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários