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A 29 dias da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Fernando Fortes, deu início a uma série de visitas de inspeção técnica aos principais aeroportos envolvidos na operação especial do setor aéreo para o maior evento esportivo do mundo. Na manhã desta quinta-feira (7), Fortes vistoriou o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), acompanhado pelo coordenador do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE) da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), Thiago Meirelles, pelo superintendente em exercício do aeroporto, Denisson Fontes, e pelo gerente de segurança, Alisson Cabral.

Fortes conferiu as instalações de quatro ilhas de check-in, cada uma com 18 posições. Também visitou as áreas restritas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Receita Federal e Polícia Federal. Segundo o inspetor adjunto da Receita Federal no aeroporto, Iuri Silveira, a área restrita contará com equipamentos especiais de reconhecimento facial e digital. As ações de organização do meio-fio de embarque e desembarque do aeroporto também foram apresentadas ao secretário-executivo, que ainda visitou os escritórios das companhias aéreas no terminal.

Para o secretário, "estar aqui hoje é uma bela demonstração da eficiência do trabalho de integração da Conaero. Quando agentes de uma grande infraestrutura, como a de um aeroporto, conversam e trabalham para otimizar os resultados, estamos muito próximos do mais alto nível de excelência de operação", afirmou Fernando Fortes, satisfeito com a conclusão da visita em Salvador.

De acordo com Alisson Cabral, os procedimentos e fluxos especiais adotados pelo aeroporto para o período da competição foram projetados de acordo com o Manual de Planejamento do Setor Aéreo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, desenvolvido pela Secretaria de Aviação Civil. Segundo Denisson Fontes, Salvador tem experiência em alta demanda concentrada, "é o caso do Carnaval, que testa todas as áreas da nossa estrutura de forma ininterrupta de quarta a quarta-feira pelo menos uma vez por ano", lembrou.

Além do Rio de Janeiro, cidade-sede da maioria das competições da Rio 2016, a agenda de visitas do ministério inclui os terminais das cinco capitais que sediarão partidas de futebol: Salvador, São Paulo (Guarulhos e Viracopos), Belo Horizonte (Confins), Manaus e Brasília.

AEROPORTO DE SALVADOR NA RIO 2016 – O terminal da capital baiana deve receber 454 mil passageiros no período dos Jogos Olímpicos, entre 1º e 22 de agosto. A projeção da Secretaria de Aviação Civil é baseada na oferta de assentos das aeronaves e no cronograma de partidas sediadas pelo estádio Arena Fonte Nova – dez, no total. O pico de movimentação do aeroporto deve ser registrado no dia 8 de agosto, com aumento da chegada de torcedores para o jogo Brasil x Dinamarca, marcado para o dia 10.

Em maio, uma equipe de técnicos da Secretaria de Aviação Civil realizou, no terminal Deputado Luís Eduardo Magalhães, o quinto roadshow de planejamento do setor aéreo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. A agenda fez parte de um cronograma nacional de reuniões, com o objetivo de criar unidade em torno do planejamento operacional dos aeroportos para os Jogos e reforçar o alinhamento das autoridades aeroportuárias envolvidas na operação especial da aviação brasileira para a Rio2016.

Para Thiago Meirelles, coordenador do CTOE, o aeroporto da capital baiana está totalmente preparado para a operação no período. “A previsão é que tenhamos mais de 22 mil passageiros chegando somente no dia 8, o que representa quase meio Fonte Nova lotado. Agora não se fala mais em planejamento, é hora da operação. Nosso objetivo é fazer com que o turista saia satisfeito com a experiência de passagem pelo terminal. Essas últimas verificações nos dão a certeza de que o País vai superar a performance da Copa do Mundo, elogiada internacionalmente", afirma.

OPERAÇÃO DO SETOR AÉREO NOS JOGOS – A Secretaria de Aviação Civil – vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – coordenou a elaboração do manual do setor aéreo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O documento consiste em um grande acordo operacional e de planejamento, que padroniza a operação dos 40 aeroportos sob regime especial de funcionamento durante o megaevento.

A cartilha do setor estabelece uma ação integrada entre operadores e órgãos públicos do setor aeroportuário, criando uma rede estratégica, coordenada e imediata de resposta para fatos e imprevistos da aviação. O manual foi construído após cerca de 400 horas de debates, análises técnicas, revisão de procedimentos, ações de alinhamento e cooperação para as Olimpíadas e Paralimpíadas e carimbado pelos 27 órgãos que compõem o Comitê Técnico de Operações Especiais da Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias).

Entre os pontos de destaque estão o planejamento de fluxo dos terminais de passageiros e ocupação de pátios e pistas, questões de segurança e defesa aérea, reforço de recursos humanos, administração da capacidade de operação dos aeroportos, gerenciamento de prioridades de tráfego aéreo e acessibilidade. Todos esses itens são verificados desde 2015, em simulados e eventos-teste. A operação foi planejada para oferecer máximo conforto ao passageiro e minimizar impactos da demanda extra aos serviços aeroportuários.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos devem trazer ao Brasil delegações de 206 países e mais de 100 chefes de Estado. Em torno de 2.200 controladores de voo já receberam treinamento específico para administração do fluxo da aviação no período da competição e mais de 1 mil vagas extras já estão mapeadas nos pátios dos terminais para estacionamento de aeronaves no período. Os dez principais aeroportos que devem atender à demanda majoritária do evento terão um efetivo aproximado de 11 mil profissionais no período.