A Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, em Salvador, vai contar com uma operação especial de mobilidade montada para garantir que baianos e turistas circulem pela capital e tenham acesso às áreas de pontos turísticos, aeroporto, hotéis e à Arena Fonte Nova. O plano inclui o início da operação do metrô, criação de linhas especiais de ônibus, uma rota especial destinada aos pedestres, do Centro Histórico até o estádio, além de monitoramento de estradas e de outros pontos de acesso à cidade, como a rodoviária e o porto.
No dia 10 de junho, o metrô de Salvador, administrado pelo Estado, começa a funcionar, em operação assistida, com linha expressa, que sai da estação do Acesso Norte e chega à do Campo da Pólvora, em horários específicos, e atenderá a torcedores que tiverem ingresso. Como a rota fica dentro de perímetro monitorado pela Fifa, só terão acesso ao metrô os ônibus e vans credenciados que estiverem fazendo o transporte de pessoas para os jogos.
Para quem optar pelos ônibus, dez linhas especiais foram criadas para atender a cidade durante o Mundial, envolvendo 150 veículos. Duas delas saem do Aeroporto Internacional de Salvador – a primeira em direção a regiões de concentrações de hotéis, como Pituba, Rio Vermelho, Ondina e Jardim de Alah, e outra criada especialmente para os dias de jogos, com veículos que seguem para a Arena Fonte Nova. No final deste mês, começa a operar a rota que passa pelas hospedagens na orla de Salvador e segue até o Mercado Modelo.
Quem chega à capital via estradas também recebeu atenção especial para o período da Copa, com a melhoria em trechos da BA-093 e da 001, que atendem municípios no sul do estado. Além dessas, as BRs 324, 116, e 101 estarão monitoradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Uma operação foi montada também na Estrada do Coco, BA-099, para atender delegações e turistas que devem se hospedar no litoral norte baiano.