A Marinha interrompeu as buscas aos cinco desaparecidos no naufrágio ocorrido na noite de terça-feira (29), no Lago de Sobradinho. Um garoto de quatro anos morreu e outro de 11 está entre os desaparecidos. O trabalho de buscas será retomado nesta quinta-feira (1º), ao amanhecer.
A embarcação “Travessia do Mar Vermelho” transportava 40 pessoas quando naufragou, na altura da Ilha das Andorinhas. O barco realizava a travessia de rotina entre os municípios de Remanso e Sento Sé, a 641 quilômetros de Salvador.
Segundo a Marinha, embarcações que estavam próximas ao local conseguiram resgatar 34 pessoas com vida. Apesar de usar o colete salva-vidas, Wederson de Carvalho Granja, de 4 anos, que viajava acompanhado da mãe e de uma tia, acabou morrendo afogado. Gilberto Bispo dos Santos, 70, Antônia Rodrigues dos santos, 54, Eliane Pereira de Almeida, 30, Josimar Rodrigues Militão, 36, e Carlos André Fernandes da Silva, 11, continuam desaparecidos.
De acordo com o capitão-tenente Cláudio Luiz da Conceição, agente fluvial que coordena as buscas na região, a água turva do Rio São Francisco e a profundidade de 10 metros na área dificultam os trabalhos da Marinha, que conta com apoio de dois mergulhares do Corpo de Bombeiros de Juazeiro.
“No finalzinho da tarde começou a ventar muito e a formar maretas, que são as ondas de rio. A água está turva. E mesmo utilizando máscaras, os bombeiros não conseguiram visualizar a embarcação”, afirmou.
O barco havia saído de Remanso às 15h45 com destino a Sento Sé, mas o percurso, que dura cerca de duas horas, atrasou. "O comandante desviou um pouco da rota e parou em uma ilha para retirar algo que se prendeu na hélice e isso veio a atrasar a viagem”, disse o capitão-tenente. Por volta de 18h30, a embarcação começou a afundar.
Os passageiros resgatadas com vida e sem ferimentos graves foram levados para o Hospital Municipal de Sento Sé. Todos já receberam alta.
Ainda de acordo com a Marinha, a embarcação acidentada era inscrita na Agência Fluvial de Juazeiro e tinha capacidade para transportar 54 passageiros e 3 tripulantes. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de noventa dias, foi instaurado para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido. As informações são do Correio.