Dados de 2024

Mais de 300 mil baianos tiveram problemas na energia devido a colisões de veículos em postes

Dados da Neoenergia Coelba apontam que foram registradas cerca de 1,7 mil ocorrências devido a abalroamento no primeiro semestre do ano.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A colisão de veículos em postes da Neoenergia Coelba é um dos maiores ofensores externos à distribuição de energia na Bahia. Segundo levantamento da concessionária, cerca de 1,7 mil ocorrências foram registradas devido a abalroamentos na Bahia no primeiro semestre de 2024, um aumento de 13% quando comparado ao mesmo período do ano passado. No total, a distribuidora estima que 342 mil consumidores foram prejudicados por conta da situação, ficando um determinado período sem energia.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Mesmo com o aumento de 13% na quantidade de ocorrências, o número de clientes que ficaram com o fornecimento de energia suspenso devido às colisões foi cerca de 5% menor em 2024. A explicação para a diminuição em 2024 está na ampliação de tecnologias instaladas na rede elétrica, como o self-healing.

Devido à complexidade operacional para a substituição de um poste, que frequentemente exige a recomposição de cabos e equipamentos, o atendimento para esse tipo de serviço demora, no mínimo, quatro horas. Com o self-healing, porém, o consumidor não precisa esperar a conclusão, tendo a sua energia restabelecida em menos de um minuto.

A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.

Saiba mais sobre o “self-healing”

O “self-healing” é uma tecnologia aplicada aos equipamentos automatizados da concessionária. São implantadas lógicas de reconfiguração automática que permitem retomar o fornecimento de energia de uma área interrompida em até 60 segundos. Quando detectam uma interferência, que pode ser causada por acidentes de veículos, queda de árvores, efeitos climáticos ou até mesmo animais, o “self – healing” permite isolar automaticamente a região afetada e reconecta a rede por um caminho alternativo, garantindo o retorno imediato do serviço.

A automação baseada na tecnologia “self-healing” permite que o menor número possível de clientes seja impactado por uma interrupção. Essas e outras tecnologias utilizadas pela Neoenergia Coelba estão conectadas ao sistema do Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia, contribuindo para um atendimento mais rápido e seguro aos baianos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Aloprado

O resultado das privatizacoes corruptas pra encher bolso de politico, por nao obrigaram as concessonarias a colocar fiacao embaixo da terra tipico de pais da africa nem na asia se usa mais poste

Baltazar

Acorda Cidade, depois faça um levantamento com eles daa cidades que mais há acidentes envolvendo postes, por favor.

Geore

A Concessionária não tão vítima como a reportagem mostra: Ela deveria tbm adotar medidas preventivas. Não instalar postes em esquinas ( grande maioria das colisões são em esquinas) , não mantém afastamentos seguros entre o poste e o meio fio e instalados postes em tangencia de avenidas pontos altamente vulneráveis a colisões

João Bastos

Isso é o resultado da falta de educação dos baianos, com excessões é claro, somado com muita cachaça no miolo dos motoristas.