Acorda Cidade

Mais de 100 trabalhadores do Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, foram demitidos após o encerramento do contrato entre a empresa Monte Tabor, que administra a unidade, com a Secretaria de Saúde do Estado. Entre os funcionários dispensados há mulheres grávidas, informou o portal G1 nesta sexta-feira (13).

Segundo trabalhadores, eles ainda não receberam nenhum benefício, desde o encerramento do contrato, no dia 30 de outubro. De acordo com o advogado trabalhista Maurício Branco, em entrevista ao G1, a demissão em massa só poderia ter ocorrido após uma negociação com o sindicato. Além disso, mulheres grávidas só podem ser dispensadas por justa causa.

O diretor do Sindisaúde Rede Privada, Moacir Barbosa Rigaud, afirmou estar acompanhando a situação e a entidade ingressou com uma ação cautelar solicitando o bloqueio de bens da Monte Tabor com os valores devidos à Sesab para garantir os direitos trabalhistas dos funcionários.

A empresa Monte Tabor informou através de nota que as negociações para assegurar o direito dos trabalhadores estão em andamento, mas que tudo depende dos valores referentes às verbas rescisórias dependem do repasse de recursos, firmados em contrato com o Governo do Estado, que não ocorreu até o presente momento. 

Já a Sesab afirmou que a Monte Tabor é a responsável pelas obrigações trabalhistas com os funcionários que atuavam na unidade e que há dois pagamentos estão análise.