Um caso de violência envolvendo uma criança autista de 6 anos foi registrado no final da manhã da última terça-feira (29), na Escola Municipal Airton Viana, localizada no bairro Baraúnas, em Brumado, no sudoeste baiano. Segundo informações do Site Achei Sudoeste, parceiro do Acorda Cidade, a criança sofreu agressões da própria mãe dentro do ambiente escolar.
De acordo com Ana Lúcia Gama, coordenadora do Ensino Fundamental II, o menino apresentou um episódio de desregulação emocional por estar frequentando a escola pela primeira vez. A equipe acionou a mãe para prestar apoio, mas, ao chegar ao local, ela teria agredido fisicamente o filho.
“A intenção era acalmá-lo, mas, infelizmente, a mãe o agrediu e causou ferimentos”, relatou a coordenadora.
Diante da gravidade da situação, uma rede de proteção foi imediatamente acionada, envolvendo o Conselho Tutelar, psicólogos e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A Promotora de Justiça Daniela Almeida determinou a retirada provisória da guarda da criança, que passou a ser acolhida pela avó materna.
“A medida visa garantir a integridade física e emocional do menino, já que há indícios de que ele vinha sofrendo espancamentos anteriormente. A mãe não apresentava condições psicológicas para cuidar da criança”, afirmou a coordenadora.
A criança foi submetida a exame de corpo de delito e o caso segue sob investigação pelas autoridades competentes.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.