Rachel Pinto

As praias de Cabuçu e Bom Jesus dos Pobres estiveram bastante movimentadas no último final de semana. Destino de muitos feirenses e outros veranistas, os locais costumam lotar principalmente no período de fim e início de ano. No entanto, muitas pessoas concentradas em um mesmo lugar resultou em uma grande quantidade de lixo acumulado.

Na cidade não existe um serviço regular de limpeza pública e é comum ver o lixo aglomerado diariamente e animais ao redor. Os moradores reclamam insistentemente sobre esse problema, assim como muitos veranistas. Trata-se de um problema antigo e já denunciado no Acorda Cidade em anos anteriores.

Além da questão do lixo, o local sofre ainda com a frequente falta de água. Para completar, na última segunda-feira (4) choveu bastante e houve falta de energia elétrica. Com o acúmulo do lixo e a água das chuvas o resultado foi um atoleiro para diversos veículos de grande e pequeno porte, o que interrompeu o fluxo das vias.

Para o veranista Augusto Bastos, é necessário que a prefeitura local busque implementar ações com o objetivo de amenizar tal situação. “O prefeito deveria tomar medidas para acabar com o lixo e a lama. Se a prefeitura não tem condições, deveria buscar apoio do Governo do Estado. Essa situação é um descaso para com todos nós veranistas e a população local”, disse em entrevista ao jornalista Jorge Magalhães.

As praias de Cabuçú e Bom Jesus são distritos da cidade de Saubara, que atualmente é administrada pelo prefeito Joelson da Silva das Virgens (PSB), mais conhecido como “Capitão Joelson”. Muitos turistas, principalmente de Feira de Santana são frequentadores dos locais, que são esquecidos pelo poder público. A administração do município de Saubara não tem recursos suficientes para fazer a manutenção do local, nem oferece infraestrutura adequada para receber os veranistas. O problema deve ser levado a uma instância estadual e as autoridades devem buscar alternativas conjuntas para a sua solução.

Fotos: Jorge Magalhães/Correio Feirense