Bahia

Linhas de transmissão da Chesf estarão concluídas na Bahia até 2016

O governador assinalou que a garantia dada pelo governo federal contribuirá para o desenvolvimento do interior do estado

Acorda Cidade

Em audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, na quinta-feira (6), em Brasília, o governador Rui Costa recebeu a garantia de que todas as linhas de transmissão de energia da Chesf, na Bahia, ficarão prontas até 2016. O governador assinalou que a garantia dada pelo governo federal contribuirá para o desenvolvimento do interior do estado com mais investimentos, indústrias e geração de emprego. Também fez parte da pauta a implantação de um Centro Nacional de Referência em Energias Renováveis na Bahia, especificamente no município de Camaçari.

Além das linhas que precisam ser finalizadas pela Chesf, novas linhas de transmissão serão incluídas num leilão que o ministério vai promover até dezembro deste ano. “Com as obras concluídas e as novas linhas, a Bahia se habilita e se capacita para receber mais investimentos da indústria eólica, da energia solar e empreendimentos industriais no interior do estado”, disse Rui Costa ao explicar que hoje ainda existe uma limitação no estado por falta de carga elétrica necessária para garantir a presença dessas empresas.

Outro ponto que o ministro deve contribuir é com o diálogo entre a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) para que os campos maduros terrestres no Recôncavo Baiano e no Litoral Norte da Bahia não continuem perdendo investimentos. “Nós reiteramos o pedido para que a Petrobras retome os investimentos ou coloque os poços à venda, possibilitando assim que outras empresas possam garantir a produção e, acima de tudo, os empregos”, disse Rui.

Centro Nacional de Referência 

Sobre o Centro Nacional de Referência em Energias Renováveis na Bahia, especificamente no município de Camaçari, o objetivo do governo baiano, com esse núcleo de energia eólica e solar, é acompanhar o desenvolvimento das empresas dessas cadeias produtivas.

Também foram discutidas parcerias para levar luz elétrica a todas as famílias baianas por meio do programa Luz para Todos. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e de Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça, e o representante do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, acompanharam o governador na audiência.