Acorda Cidade
Os shoppings de Salvador terão que prestar atendimento de primeiros socorros aos seus clientes durante o horário de fucionamento. A lei foi sancionada pelo prefeito ACM Neto e publicada no Diário Oficial do Município da sexta-feira (15). As medidas se aplicam a centros de compras com área bruta maior que 20 mil m2.
De acordo com a lei, os estabelecimentos deverão disponibilizar um profissional de saúde capacitado e ter os equipamentos necessários, em um local de fácil acesso. Os ambulatórios serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária. A medida, segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Ivan Paiva, foi adotada porque muitas pessoas passam mal neste locais e as ambulâncias podem demorar de 10 a 15 minutos para chegar, a depender da distância e do trânsito.
O prazo para os shoppings se adequarem à nova medida ainda não foi estabelecido, uma vez que a lei ainda precisa ser regulamentada. Mas de acordo com o diretor de assuntos institucionais da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Cátilo Cândido, ao Correio 24h, os shoppings de Salvador já contam com a estrutura de primeiros socorros.
Ao site, o Shopping Barra informou através do seu superintendente e disse que já conta com o serviço no piso L1, setor Norte. A assessoria do Salvador Shopping emitiu uma nota afirmando que tem um piso de prontos socorros no piso L2, que funciona de segunda a domingo, das 8h às 23h.
Ainda segundo o Correio, o Salvador Norte Shopping informou que também possui um posto de primeiros socorros instalado no piso L1 desde o início da operação do centro. E o Shopping Bela Vista afirmou que já atende a todos os requisitos da lei. Em nota, o Shopping Itaigara o serviço de pronto atendimento oferecido no local conta com equipamentos como desfibriladores, maca rígida, oxímetro e talas de imobilização.