Acorda Cidade

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o III Encontro de Política e Gestão Culturais. O evento, adiado em dezembro de 2015, acontece nos dias 09 e 10 de Agosto de 2016. Será no Centro de Cultura Amélio Amorim – espaço cultural administrado pela SecultBA – em Feira de Santana, Território de Identidade Portal do Sertão. As inscrições podem ser feitas a partir de quarta, 13 de julho, até o dia 08 de agosto, através de formulário eletrônico disponível na internet.

Além de mesas-redondas e painéis expositivos, com grandes nomes da área, o Encontro recebe edições de fóruns específicos, com cinco segmentos de agentes culturais: O VIII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura; o III Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia; III Fórum de Legisladores Culturais da Bahia e o I Fórum de Gestores Sociais de Cultura da Bahia; e o I Fórum de Espaços Culturais da Bahia.

Redes

O III Encontro de Política e Gestão Culturais é uma realização da SecultBA, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), em parceria com a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMCBA) e com o Conselho Estadual de Cultura (CEC). Em 2016 o encontro conta com a participação do Fórum de Cultura da Bahia.

Cada um dos fóruns que compõem a programação do III Encontro de Política e Gestão Cultural terá uma pauta específica. O III Fórum de Legisladores Culturais e o VIII Fórum de Dirigentes Culturais vão realizar a Assembléia e construir Plano de Trabalho. Já os Conselhos de Cultura vão discutir estratégias de fortalecimento do Fórum de Conselhos. Enquanto os Fóruns de Gestores Sociais da Cultura e de Espaços Culturais, ambos estreando no evento, vão discutir a formação de suas redes.

As formações relacionadas ao desenvolvimento das políticas culturais são ponto em comum entre as pautas dos fóruns. Destaque especial para as políticas territoriais, as gestões e os sistemas municipais de cultura.

O evento prevê ainda a apresentação de grupos artísticos durante a programação. Ao final das atividades, o III Encontro de Política e Gestão Cultural deve apresentar alguns resultados. Entre eles, a reforma do Estatuto da ADIMCBA e a construção do planejamento estratégico dos Fóruns de Conselhos e de Legisladores.

Histórico

 O Encontro de Gestão e Política Cultural foi realizado pela primeira vez em 2013, na cidade de Feira de Santana, Território do Portal do Sertão. Na edição inicial estiveram reunidos dirigentes e conselheiros municipais de cultura. A ideia foi bem aceita pelos agentes culturais de cultura e, em 2014, o Encontro voltou a acontecer naquele município, com um formato maior.

Agora em 2016, já com formato consolidado e inserido no calendário das políticas culturais da Bahia, o Encontro será realizado em Feira de Santana. Assim como nas edições anteriores, a ideia é promover a territorialização das ações e agregar a participação de cada vez mais gestores de cultura, espaços culturais e formadores de opinião.