
Um homem de 66 anos está internado com suspeita de intoxicação por metanol no município de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. O caso foi confirmado nesta quarta-feira (14) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que informou acompanhar a ocorrência.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim, o paciente deu entrada no Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM) após consumir bebida alcoólica. Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta quadro clínico estável.
Segundo divulgou o g1, as equipes assistenciais seguem os protocolos estabelecidos para esse tipo de atendimento. Paralelamente, ações de vigilância em saúde foram adotadas para confirmar ou descartar a presença da substância tóxica na corrente sanguínea do paciente.
Como Acorda Cidade já mostrou, no início de janeiro, a Sesab informou ter descartado oito notificações suspeitas de intoxicação por metanol no estado. Entre dezembro de 2025 e o início de 2026, sete casos foram confirmados na Bahia, com o registro de um óbito relacionado à intoxicação.
A vítima foi Vinícius Oliveira Vieira, morador de Ribeira do Pombal, no interior do estado. Ele morreu no dia 2 de janeiro, enquanto estava internado no Hospital Couto Maia, em Salvador. Vinícius foi uma das sete pessoas intoxicadas no município.
A confirmação dos primeiros casos ocorreu em 31 de dezembro de 2025, após laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas em Ribeira do Pombal, além de detectar a substância em amostras de sangue de pacientes hospitalizados com sintomas compatíveis com intoxicação.
Segundo as investigações, seis dos sete intoxicados em Ribeira do Pombal consumiram um drink à base de vodca durante uma festa de noivado. Vinícius Oliveira Vieira, por sua vez, adquiriu a bebida alcoólica no mesmo estabelecimento um dia antes e não participou do evento, sendo a primeira pessoa a apresentar os sintomas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.