A solenidade que marca o lançamento da pedra fundamental das fábricas da BYD em Camaçari, foi realizada na manhã desta segunda-feira (9), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do vice presidente, Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e da CEO BYD Américas, Stella Li.
O evento é um marco importante para a indústria automobilística brasileira e marca a chegada da gigante chinesa que prevê um investimento de R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas na Bahia, com geração de mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. As unidades irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.
A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025, com capacidade estimada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação.
O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços.
A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Também vai instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento com objetivo de tornar a região no Vale do Silício brasileiro. Um dos principais objetivos será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), destacou o ponto forte da fábrica, que é minimizar os impactos no meio ambiente.
“Hoje a Bahia está muito alegre porque o governador Jerônimo Rodrigues, claro que com gestões do ex-governador Rui Costa, com o braço direito do presidente Lula, depois de várias conversações, de visitas à China, se tornou uma realidade, e hoje trazendo lançamento da pedra fundamental, a BYD que é a maior fábrica de carros elétricos do mundo. A tendência hoje em todo o mundo, é uma energia limpa. Estamos vendo aí o que é que está acontecendo com o nosso clima, nosso Oceano Ártico que era gelo, está derretendo, onde era seco, está caindo neve, então é uma desordem climática e os responsáveis nós somos nós seres humanos. Esta é uma grande data que vai ficar aqui na alegria, porque a BYD que hoje lança a pedra fundamental, tem a perspectiva que daqui há um ano pelo menos, no próximo ano, 150 mil veículos já estejam saindo daqui. Aqui vai funcionar a fábrica de motores, a fábrica de ônibus elétricos e de veículos, vai ser o maior polo de toda América Latina, então vai gerar mais de 5 mil empregos diretos e milhares de outros empregos indiretos”, pontuou.
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) também esteve no lançamento das fábricas. Segundo ele, este dia ficará marcado como uma data histórica para a Bahia.
“Hoje é um dia histórico para nossa Bahia, vocês sabem que o mundo passa por uma transição energética, a substituição do petróleo deste combustível fóssil, que causa uma poluição enorme, nós estamos vivendo um momento aí de mudanças climáticas, ciclones aqui no Brasil, temperaturas elevadas e é um imperativo que a gente mude a matriz energética do funcionamento dos carros. A Bahia conquista o que há de mais avançado no mundo, que é a propulsão do motor elétrico e aqui além da fábrica de carros, nós vamos ter um polo de desenvolvimento desta tecnologia para todo mundo gerando 5 mil empregos, gerando uma oportunidade para nossa gente, então é um dia de muita alegria, de muita satisfação que o governador Jerônimo em apenas nove meses do seu governo, com a parceria do presidente Lula, traga esta conquista que vai durar por muitos anos aqui na Bahia, potencializar a nossa economia e desenvolver o nosso estado”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Alguns fazem, outros põem a culpa em alguém pelo que deixaram de fazer. E assim, seguimos.
Parabéns ao MITO PATRIOTA fico feliz por todo povo da Bahia em voltar ter uma grande montadora no estado, proporcionando emprego para população e agregando valor a mão de obra.
LULA O VERDADEIRO MITO!
DE ONDE VIRÁ TODA GERAÇÃO DE ENERGIA PARA ABASTECER ESSES CARROS????
Agora é só torcer pro povo parar de ser pré histórico e comprar os carros , infelizmente o povo brasileiro tem essa maldita mania de se apegar ao velho e abandonar o novo prova disso é que nosso país deveria e poderia estar bem mais atualizado e futurista e não está porque o povo fica preso as coisas do passado , espero que não haja esse boicote a a essa grande empresa e que dee certo pois se der certo outras virão independente de serem pra Bahia ou outro estado, fora que irá obrigar a empresas já existentes no Brasil a se adequar tbm ao novo padrão
Só você que pode comprar, porque é rico. As pessoas estão sem emprego e sem dinheiro para comer. Vai ter mais de R$100.000 para comprar carro elétrico. Você é sem noção…
Faz o L