Bahia Sem Fome

Governador comemora saída do Brasil do Mapa da Fome: “Na Bahia, 1 milhão de pessoas saíram da insegurança alimentar”

“Isso é de uma alegria tamanha para mim. Eu me realizo muito quando ouço essas notícias", disse o governador.

Governador - Jerônimo Rodrigues
Foto: Amanda Ercília /GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comemorou a saída do Brasil do Mapa da Fome. O país havia retornado para o índice internacional, que é desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2021. O petista comentou o fato nesta quarta-feira (30), durante um evento do programa Bahia Sem Fome, no Centro de Convenções, em Feira de Santana.

“Isso é de uma alegria tamanha para mim. Eu me realizo muito quando ouço essas notícias. Nós aqui na Bahia tiramos um milhão de pessoas da situação de insegurança alimentar. Isso quer dizer que a Bahia vem trabalhando juntamente com o Brasil”, disse Jerônimo.

Foto: Matheus Landim / GOVBA

Compromisso firmado

O governador lembrou que o Bahia Sem Fome está presente no plano de governo desenvolvido por ele. Segundo Rodrigues, o programa estadual, que tem como principal objetivo a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, contribui diretamente para a saída do Brasil do Mapa da Fome. Apesar da satisfação pessoal, o governador reconheceu que o sucesso é coletivo.

“Eu não faço isso sozinho, eu faço isso com as universidades, com os movimentos, com os prefeitos e as prefeitas. É um sistema. O município não tem capacidade de superar a fome se não tiver a ajuda dos deputados, de um consórcio, do governo do Estado. Da mesma forma que eu não posso cantar essa notícia se não for de mãos dadas com todos. É um grande mutirão”, disse.

Evento do programa Bahia Sem Fome, no Centro de Convenções, em Feira de Santana | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

A luta continua

Apesar do marco significativo, o governador afirmou que a saída do Brasil do Mapa da Fome, elaborado pelo braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para alimentação e agricultura, não é um sinal para desacelerar as medidas de combate à falta de dignidade alimentar. Segundo Jerônimo, o movimento deve ser encarado como um incentivo para intensificar as ações bem-sucedidas.

“Nós temos que continuar trabalhando para poder tirar os que não saíram ainda e manter fora aqueles que saíram. Isso só se faz com emprego e renda. O Bolsa Família ajuda demais, mas ele não é suficiente para estabelecer um padrão de vida para que as pessoas não precisem depender de pedir ao prefeito, aos governadores, aos deputados.”

Evento do programa Bahia Sem Fome, no Centro de Convenções, em Feira de Santana | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Incentivo

O governador afirmou que uma das muitas ações que favorecem a manutenção das medidas de combate à fome é a distribuição de kits de agricultura, como os que foram entregues a prefeitos no evento desta quarta (30). Segundo Rodrigues, ao todo foram distribuídos 40 kits que contaram com sementes, caixas d’água (reservatórios), sistemas de irrigação e equipamentos de proteção para plantações.

“Tudo isso fará com que a família tenha alimentos de hortifrúti. Mas ele também vai poder gerar um excedente para poder fornecer à prefeitura municipal, ao mercado da avenida, ao governo do estado, seja na alimentação escolar, seja nos hospitais. E a roda vai rodando, porque eles vão se alimentando bem e ganhando dinheiro com isso”, concluiu o governador.

Evento do programa Bahia Sem Fome, no Centro de Convenções, em Feira de Santana | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Com Informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Dilton e Feito

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.