Bahia

'Foi questão de segundos', diz vítima de acidente que deixou 10 mortos

Acidente foi na manhã de quarta-feira (15), na BR-101, extremo sul da BA. Ao menos 21 pessoas ficaram feridas; ônibus tinha câmera de segurança.

Acorda Cidade

Nove corpos de vítimas foram identificados e liberados do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Todos estavam no ônibus envolvido do acidente grave ocorrido na BR-101, na manhã de quarta-feira (15), que resultou em dez mortes. Um outra vítima permanece no DPT, sem identificação.

 
As vítimas identificadas são Maurício de Souza, Elson de Oliveira, a mulher dele Vera Lucia Alexandrina de Macedo de Oliveira, Maria D'ajuda Francisca dos Santos, Joselita Maria de Jesus, Maria Isabel Marques de Bertolle, Cosma de Jesus e Edna Oliveira Silva.
 
Um dos sobreviventes, Maria de Lourdes Batista viajava com a mãe no ônibus. "Meu coração estava pedindo para não ir nessa viagem. Eu que resolvo o problema de minha mãe, eu tinha que vir", relatou em entrevista à TV Santa Cruz.
 
"Foi questão de segundos. Na mesma hora que a gente estava na pista, a gente estava embaixo . Foi horrível a cena. Parece coisa de filme", relata Joana Franco.
 
Ao menos 21 pessoas ficaram feridas no acidente. Quatro delas permanecem internadas nesta quinta-feira (16), no Hospital Sobrasa, em Teixeira de Freitas, segundo informações da unidade de saúdetrês delas na UTI. No Hospital Regional de Teixeira de Freitas, sete pessoas ainda estavam internadas nesta quinta, informou a unidade de saúde.
 
O corpo de dona Dalva Rodrigues Cacique, 68 anos, foi velado na manhã desta quinta-feira, em uma funerária de Teixeira de Freitas. Segundo parentes, ele havia acabado de chegar dos Estados Unidos e ia rever a família em Itanhém (BA). "Trinta anos nos Estados Unidos, veio para morrer no Brasil, veio ver para ver os filhos, passar o Dia das Mães", lamenta Tibiriçá Cacique, filho da vítima.
 
Investigação
 
A perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) feita na BR-101, local onde ocorreu o acidente que matou 10 pessoas na Bahia, apontou que a principal hipótese é de perda de atenção por parte do condutor do veículo.
 
"É possível que ele tenha passado mal ou tenha cochilado ao volante", afirmou ao G1, na quarta-feira, Bruno Melo, perito criminal de Texeira de Freitas, que realizou inspeções no local em busca de pistas sobre as causas do acidente.
 
O veículo, da empresa Águia Branca, passou direto em uma curva e caiu em uma área de matagal à beira da pista. "A 100 metros do local tem uma placa bem grande indicando que ali tinha uma curva. Não tinha como ele não ver. Ele passa por ali toda semana. O veículo caiu na baixada e parou  a cerca de 70 metros do local onde saiu da pista", acrescenta o perito. Segundo ele, a pista da rodovia federal estava em boas condições, sem buracos no percurso e bem sinalizada. De acordo com informações do especialista coletadas a partir de análise do tacógrafo, o motorista trafegava a 80 km/h.
 
O perito informa ainda que não sinal de frenagem do ônibus interestadual na pista. Melo acrescenta que a suspeita de queneblina possa ter causado a perda de controle do veículo não está sendo tratada como a principal linha de investigação. "A neblina não teria atrapalhado ele de ver a placa. O ônibus desceu reto", avalia o perito.
 
O veículo possuimera, cujas imagens foram enviadas pela Águia Branca para uma empresa em São Paulo. Posteriormente, a gravação será entregue ao Departamento de Polícia Técnica. "A câmera filma o corredor e a cabine onde estava o motorista", afirma o perito. As informações são do G1.