Acorda Cidade

Um palco, montado na Arena Fonte Nova, receberá os 20 estudantes finalistas da Rede Estadual de Ensino, que irão apresentar suas canções e composições no 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face). Maior projeto de arte musical da Rede Estadual de Ensino, o festival integra a programação do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro. Os finalistas do Face terão a oportunidade de se apresentar no mesmo palco de artistas nacionais como, a banda Cidade Negra e a dupla Lucas e Orelha, que encerram o Encontro Estudantil. A final do Face será no dia 4 de dezembro, às 17h.

No Face, serão apresentadas as canções finalistas de autoria dos estudantes que se destacaram entre as 1.054 escolas estaduais, dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE). O festival é desenvolvido em três fases: mini-festivais escolares; etapas regionais dos NRE e a etapa estadual. A sua produção musical é sistematizada sob a forma de CD e DVD, com o registro das canções estudantis vencedoras. A final do Face é aberta para convidados e para estudantes da rede estadual, que terão acesso fardados.

Em suas canções, de estilos e gêneros distintos (rock, samba, pop, axé, heavy metal, reggae, pagode, rap, entre outros), os alunos entoam as experiências, as histórias vividas, as questões étnicas, a escravidão, os preconceitos, a discriminação, a violência sexual e a relação com a natureza. “O Face nos incentiva não só a cantar e a compor, mas a permanecer na escola. Comecei a compor aos 14 anos por influência dos professores e colegas que me incentivaram a participar do festival”, declarou Jéssica Alexandre da Cruz, estudante finalista do Face, em 2014.

O Face é um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, criado em 2008, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com o objetivo de promover a participação e o envolvimento dos estudantes no processo de desenvolvimento da arte musical, de criação de canções e de realização de festivais, como orienta a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996) e, mais recentemente, a Lei nº 11.769/2008, que institui o ensino de música nas escolas.

 

Foto: Claudionor Jr (Arquivo – FACE 2014)

Concebido para ser realizado em todas as escolas com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos -EJA, Ensino Normal e Educação Profissional), o Face se consolida como projeto de arte musical voltado para a política cultural da juventude estudantil baiana.