Cinema

Filme baiano ‘Na Volta Eu Te Encontro’ disputa o Festival de Cinema de Gramado

Com direção de Urânia Munzanzu, curta mistura documentário e ficção sobre Volta da Cabocla

Filme baiano ‘Na Volta Eu Te Encontro’ disputa o Festival de Cinema de Gramado
Foto: Jeff Dias

O filme ‘Na Volta Eu Te Encontro’, com direção de Urânia Munzanzu da Acarajé Filmes e produção executiva de Flávia Santana da Mulungu Realizações Culturais, é exibido no Festival de Cinema de Gramado. A obra concorre na categoria Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros, com exibição no dia 19 de agosto.

Urânia Munzanzu, diretora do filme ‘Na Volta Eu Te Encontro’
Urânia Munzanzu, diretora do filme | Foto: Jeff Dias

“Um filme feito para contar nossas vitórias, dizer da saga e da sede republicana do povo Preto da Bahia, uma reverência às etnias indígenas, que fabricaram nossas heroínas e heróis, verdadeiros responsáveis pela independência brasileira, que nesses tempos sombrios tem sido testada com taxações e ameaças à nossa soberania. ‘Na Volta Eu Te Encontro’ vem para nos lembrar quem somos, das origens que nos constitui enquanto povo e que nos coloca no mundo com uma marca indelével de amor e zelo pela liberdade e tudo que ela carrega”, celebra Urânia Munzanzu, diretora do filme.

‘Na Volta Eu Te Encontro’ mistura documentário com algumas cenas de ficção e faz registros da “Volta da Cabocla”, que faz parte dos festejos da Independência do Brasil na Bahia, o 02 de Julho, quando as imagens do Caboclo e da Cabocla, que são símbolos da luta, retornam para o bairro da Lapinha, em Salvador, no dia 05 de Julho.

Flávia Santana, produtora do filme, comemora a seleção para o Festival de Cinema de Gramado. “O cinema de Urânia é inspirador, poético, reflexivo e nos convida para conhecer histórias que, infelizmente, ainda são muito invisibilizadas. Então, é uma alegria imensa ver que a nossa cabocla, que é esse símbolo de resistência da nossa terra, da Bahia, esteja ultrapassando fronteiras, indo do norte ao sul do país para falar sobre luta, força e fé coletiva do nosso povo”, comenta.

Além do Festival de Cinema de Gramado, o curta participa de festivais com exibição em outros três estados. No 32º Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo, o filme tem exibição no dia 21/07, às 19h, no Sesc Glória, além de debate no dia seguinte à exibição, às 10h, no Hotel Senac Ilha do Boi. A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 24/07, a partir das 19h. Já de 30/07 a 06/08 é a vez de participar no 47º Festival Guarnicê de Cinema, em São Luís, no Maranhão. O filme já passou por outros festivais, como: Tela Cariri; Afroestima; 1º Festival Cine Deburu, onde ganhou o Prêmio de Melhor Filme e o XX Panorama Internacional Coisa de Cinema, onde venceu os Prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Som.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.