Durante evento realizado nesta segunda-feira (1º) no Centro de Convenções de Feira de Santana, a reportagem do Acorda Cidade conversou com Osvaldo Ottan, um dos empresários responsáveis pela iniciativa que projeta a construção de uma ferrovia que ligará Feira de Santana à Salvador.
A iniciativa foi elaborada pela empresa Trem Inter Cidades (TIC), o projeto privado tem envolvimento do poder público, porém o investimento direto parte do capital privado da TIC Bahia.
“Essa é a grande diferença desse projeto. Uma lei chamada Autorização Ferroviária, de 2021, concede à iniciativa privada, o direito de construir e explorar ferrovia no país. Na concessão, o governo entra com dinheiro. Na autorização, o governo não entra com um ‘tostão’. Só dando a autorização para que seja construído.”
Segundo Osvaldo Ottan, a ferrovia deve ficar pronta para uso, em um prazo de oito anos a partir do início do projeto, após a autorização ser concedida.
“O governo liberando a gente, nós vamos ter três anos para elaborar todos os projetos ambientais, projeto básico, depois de três anos com isso tudo arrumado, nós vamos começar a construção e temos cinco anos para a construção. Projeto de oito anos”
O projeto já foi oficialmente apresentado ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, e aguarda aprovação do mesmo.
“Nós demos entrada na ANTT, requerendo a autorização para construir, e já subiu para o Ministério, já tudo autorizado. Só falta o governo agora julgar que realmente esse projeto vai ser de interesse do governo. Só depende do ministro Renan Filho, está na mesa dele para ele despachar isso. Na hora que ele despachar, a gente começa já a estartar”, completou o empresário.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Ferrovia Salvador-Feira de Santana: saiba detalhes sobre o projeto
Projeto da ferrovia entre Feira de Santana e Salvador é apresentado ao ministro Renan Filho
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.