
Famosa por suas praias, o município de Saubara recebe milhares de visitantes todos os anos, principalmente em épocas de veraneio. Neste período de final de dezembro para o início de janeiro, não foi diferente. O aumento no fluxo de pessoas foi percebido não apenas nas praias lotadas, mas também em diversos setores, como a economia local, a segurança pública e os serviços de limpeza urbana.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Demográfico de 2022 estimou cerca de 11.800 habitantes em Saubara, mas o que impressiona é o número de turistas que frequentaram a região no final do ano passado para o início de 2026. O prefeito do município, Felipe Suzart, revelou ao Acorda Cidade que o período em questão registrou um aumento significativo de 10 vezes mais que a população saubarense, totalizando cerca de 100 mil pessoas, entre moradores e turistas.

No distrito de Cabuçu, as praias mais conhecidas são a Praia do Sol, Pedras Altas e do Recreio, já no distrito de Bom Jesus, se destacam a Praia da Igreja, da Bica e de Monte Cristo.
O empresário Roberto Carlos Lima da Silva contou em entrevista ao Acorda Cidade, que há mais de 35 anos frequenta a praia de Cabuçu e há 22 anos possui casa no local. Roberto também relata o crescimento exponencial de frequentadores em épocas de veraneio.

“Eu acredito que os moradores de Saubara, Cabuçu, Bom Jesus e Monte Cristo chegam a no máximo 15 mil habitantes. Só que no período de final de ano, esses 15 mil viram quase 200 mil. Isso porque são lugares muito bonitos! As praias mais lindas da Bahia que existem são as de Cabuçu, Bom Jesus e Monte Cristo. É cartão postal”, opinou o veranista.
Gestão que não acompanha crescimento
Apesar do aumento expressivo na quantidade de pessoas, a gestão pública apresentou grande dificuldade de acompanhar esse fluxo e o resultado desta aglomeração, o que provocou, dessa forma, o descarte irregular de lixo, que vem sendo alvo de denúncia por diversos turistas e moradores por meio do WhatsApp do programa Acorda Cidade.
“A prefeitura limpa normalmente o lixo para cerca de 15 mil pessoas nos distritos. Quando chegar o final do ano, ela não vai ter condições de limpar tudo com essa quantidade de gente. A Embasa, por exemplo, fornece água para 15 mil pessoas, mas no período entre os dias 25 de dezembro e dia 5 de janeiro, ela não vai fornecer água para mais de 100 mil pessoas”, explanou o empresário.
Mais atenção do governo do estado

Para Roberto, a forma de sanar esses problemas é pedindo o apoio do governo do estado. “O prefeito de Saubara deveria pedir, nesse período, um socorro ao governo do estado e ao governador Jerônimo Rodrigues. Acredito eu, que o governador sensato como é, vai fazer com que o pessoal não passe por esse problema”, afirmou.
Feirenses em Cabuçu
Além disso, o empresário relatou que boa parte dos frequentadores de Cabuçu são moradores do município de Feira de Santana, e por isso, a prefeitura de Feira deveria articular um projeto para minimizar os problemas advindos do grande fluxo, como o engarrafamento.
“Os deputados e vereadores de Feira de Santana, sabendo que Cabuçu é 90% frequentada por feirenses, deveriam fazer uma gestão para não acontecer isso. Eu já falei com o prefeito de Saubara, que para o ano é que vai ser coisa, porque o Réveillon vai cair numa sexta-feira, então nós vamos ter três dias de feriado. Esse ano, foram praticamente quatro dias: quinta, sexta, sábado e domingo. Ontem (4) teve engarrafamento, hoje (5) de manhã teve engarrafamento para sair de Cabuçu. É muita gente, só quem está lá presente é que vê isso”, explicou.
Valorização do recôncavo baiano
Durante a entrevista ao Acorda Cidade, Roberto fala sobre a região com muito amor e admiração, destacando a beleza do recôncavo baiano e reforçando a necessidade de uma boa administração para preservar as belezas naturais do estado. “Cabuçu, Bom Jesus e Monte Cristo são os lugares mais lindos da Bahia. Nós temos a Bahia de Todos os Santos, que é a coisa mais linda do mundo. Nós temos 56 ilhas, você tem 56 ilhas para conhecer! São lugares lindos, dispensam comentários. O que falta é estrutura, segurança, limpeza e melhorias no fornecimento de água e energia”, explicou.
Roberto Carlos ainda deixa um recado para quem ainda não conhece Cabuçu. “Como eu frequento Cabuçu de janeiro a janeiro, ela se tornou um pedaço da minha residência de Feira de Santana. E ainda vou dizer mais: quem não conhece, vá conhecer. Pegue seu carro um dia de semana e vá conhecer Cabuçu, Bom Jesus e Monte Cristo, são umas das praias mais lindas do Brasil”, declarou.
Leia também:
Acúmulo de lixo gera reclamações de moradores e comerciantes na Praia do Sol, em Saubara
Prefeito de Saubara chama atenção de visitantes para descarte irregular de lixo
Incêndio em bambuzal causa pânico e prejuízos na Praia da Bica em Saubara
Com informações do repórter Ney Silva e Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.