Feira de Santana forma primeira turma de eletricistas composta exclusivamente por mulheres

A iniciativa em parceria com o Senai tem como objetivo romper barreiras em um setor historicamente dominado por homens.

Feira de Santana forma primeira turma de eletricistas composta exclusivamente por mulheres
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta segunda-feira (21), Feira de Santana formou a primeira turma composta exclusivamente por mulheres no curso de Eletricistas da Neoenergia Coelba. São 20 novas eletricistas prontas para o mercado de trabalho.

A iniciativa, que já capacitou mais de 362 mulheres em todo o estado da Bahia, tem como objetivo romper barreiras em um setor historicamente dominado por homens, além de promover empregabilidade e independência financeira para essas profissionais. O curso foi ministrado pelo Senai, em parceria com a Coelba.

Feira de Santana forma primeira turma de eletricistas composta exclusivamente por mulheres
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Tatiane Conceição, gerente de pessoas da Neoenergia Coelba, informou ao Acorda Cidade, que o curso tem duração de seis meses. Durante a formação, as alunas receberam todo o suporte necessário, como alimentação e transporte, com o curso sendo integralmente custeado pela empresa. Segundo Tatiane, o programa visa não apenas a formação de eletricistas para a Neoenergia, mas também para o mercado como um todo.

“Nós fazemos a capacitação de pessoas do mercado para que estejam preparadas para atuar como eletricistas. Hoje estamos formando 20 mulheres prontas para atuar não apenas na Neoenergia, mas também em outras grandes empresas aqui na região de Feira de Santana.”

Tatiane Conceição gerente de pessoas da Neoenergia Coelba
Tatiane Conceição| Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A gerente também ressaltou o impacto do projeto em um setor tradicionalmente masculino. “Essa é uma área bastante restrita aos homens, e o objetivo do projeto é exatamente mostrar que as mulheres podem atuar em qualquer setor. Hoje temos centenas de mulheres eletricistas em toda a Bahia”, afirmou.

Antonyoni Santana, gerente do Senai em Feira de Santana, destacou a importância da formação de mulheres no setor de eletricidade, uma área predominantemente masculina. Segundo ele, essa iniciativa visa promover o empoderamento feminino e ampliar as oportunidades de inserção dessas profissionais no mercado de trabalho. “O Senai, em parceria com a Coelba, tem formado mulheres para seguirem uma carreira na área de eletricidade. Este curso é o primeiro passo para elas ingressarem nesse setor, especialmente com o apoio da Coelba, uma grande empresa de energia”, afirmou o gerente ao Acorda Cidade.

Antonione Santana, gerente do Senai em Feira de Santana
Antonyoni Santana | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O curso, com duração de seis meses, abrange desde fundamentos de eletricidade até o trabalho com redes de alta tensão e atividades em altura. As participantes aprendem a atuar na distribuição e expansão da rede elétrica, o que, segundo Antonyoni, “é essencial para garantir que a energia chegue às nossas casas.”

A área de eletricidade oferece boas perspectivas de empregabilidade, com a Coelba e suas empresas terceirizadas sendo os principais empregadores.

“A região carece de profissionais qualificados, e essa formação, que não ocorre com tanta frequência, torna essas mulheres muito requisitadas no mercado de trabalho”, pontuou Antonyoni.

Ele também comentou durante entrevista ao Acorda Cidade, sobre a baixa procura de mulheres para cursos na área de eletricidade. No entanto, a parceria com a Coelba tem contribuído para mudar essa realidade, valorizando o perfil feminino, que, segundo ele, “tende a ser mais atencioso e capaz de seguir padrões rigorosos.”

 superintendente de operações da Coelba, Jean Viana
Jean Viana | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O superintendente de operações da Coelba, Jean Viana, destacou a importância da formação de profissionais qualificados no setor elétrico, com ênfase na diversidade.

“Além do setor elétrico demandar profissionais capacitados, estamos falando de diversidade. A formatura da primeira turma exclusivamente feminina em Feira de Santana nos enche de orgulho.”

Durante entrevista ao Acorda Cidade, ele também ressaltou o valor da inclusão feminina no setor, tradicionalmente dominado por homens.

Feira de Santana forma primeira turma de eletricistas composta exclusivamente por mulheres
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A inserção da mulher nesse mercado é muito importante e tem agregado valor. Temos inúmeros casos de sucesso e não há dúvida de que em Feira de Santana alcançaremos os mesmos resultados que já tivemos em outras empresas do grupo e em outras cidades.”

Jean também enfatizou a relevância do curso para atrair mais mulheres para a área. “O setor elétrico historicamente é marcado pela predominância masculina. Acho que essa escola oferece uma grande abertura para que as mulheres se interessem e recebam a preparação necessária para atuar com excelência.”

Sobre o mercado de trabalho, ele explicou que há uma demanda constante. “O mercado gira bastante. Temos mais de mil eletricistas em nossa área de concessão, e essas oportunidades de formação oferecem a possibilidade de contratação dessas profissionais.”

Jean finalizou destacando o conjunto de benefícios oferecidos pela empresa. “Não estamos falando apenas de salário, mas de um pacote de benefícios muito atrativo, além da oportunidade de crescimento, desenvolvimento e construção de carreira no grupo.”

Laiane Barbosa eletricista
Laiane Barbosa| Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A aluna Kele Silva da Paixão, representante da primeira turma de mulheres eletricistas formadas pela Escola de Eletricistas, compartilhou com o Acorda Cidade a sua satisfação com a formação. “Eu me senti lisonjeada e especial por essa oportunidade. Fiz a inscrição, passei no processo seletivo, fui selecionada e agora sou eletricista. Sinto-me muito feliz.”

Ela explicou o que a motivou a se inscrever no curso. “O que mais me chamou atenção foi o fato de eu já ser formada na área de Segurança do Trabalho. Pesquisando sobre a empresa, vi que ela valoriza muito a segurança, o que foi o pontapé inicial para o meu interesse. Após ver nas notícias sobre as inscrições, decidi me candidatar”, contou.

Kele destacou ainda o impacto do curso em sua confiança profissional. “Esse curso mostra que somos capazes de ir além do que imaginamos. Depois de encarar o poste de 12 metros, perdi o medo. Agora estou preparada para pôr a mão na massa, com segurança.”

Kelly Silva eletricista eletricista
Kele Silva| Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Laiane Barbosa dos Santos, uma das alunas da turma de eletricistas, expressou sua alegria com a conclusão do curso: “Eu estive feliz todos os dias durante o curso. E hoje, em especial, após receber o certificado, estou muito feliz pela formação promovida pela Neoenergia, um grupo muito conhecido e enorme. Nossa turma foi composta por 22 mulheres, 100% feminina, e chegar até aqui foi gratificante. A palavra certa é gratidão ao Grupo Neoenergia, juntamente com o Senai, por proporcionar esse momento para nós.”

Laiane contou ao Acorda Cidade sobre seus planos a curto prazo. “Estou muito ansiosa e acredito que logo, logo, serei chamada para fazer parte do Grupo Neoenergia. O sonho é seu, então sonhe alto, sonhe grande. É um momento único e lindo. Geralmente não se vê uma mulher eletricista. É uma profissão mais destinada aos homens, mas hoje estamos formando eletricistas mulheres. Isso é sensacional. Corra atrás dos seus sonhos, você consegue, nós conseguimos, e outras também vão conseguir.”

Feira de Santana forma primeira turma de eletricistas composta exclusivamente por mulheres
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Feira de Santana forma primeira turma de eletricistas composta exclusivamente por mulheres
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Para quem deseja seguir o mesmo caminho, as inscrições para as turmas de 2025 serão abertas no final deste ano. É necessário ter o ensino médio completo e interesse em atuar com eletricidade. As inscrições podem ser feitas no site da Neoenergia, e, após o processo seletivo, as candidatas aprovadas terão seis meses de formação, onde estarão preparadas para atuar no setor de eletricidade, tanto predial quanto de alta tensão.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários