Camaçari

Fábrica de aerogeradores: Bahia terá a primeira unidade da Goldwind fora da China

A Bahia venceu a disputa com o Ceará por possuir melhores condições para receber esse investimento.

Reunião sobre a implantação de fábrica da Goldwin na Bahia
Foto: Rafael Martins/GOV-BA

A Bahia receberá uma fábrica de aerogeradores para produção de energia eólica da Goldwind Energia Renováveis, com previsão de início da operação para março de 2024. A unidade, a primeira da empresa fora da China, será instalada no município de Camaçari, na região metropolitana, na planta onde funciona a fábrica de aerogeradores da General Eletrics (GE). O anúncio foi feito pela empresa, nesta segunda-feira (30).

A Bahia venceu a disputa com o Ceará por possuir melhores condições para receber esse investimento. O presidente da Goldwind Internacional, Wang Hai, e executivos do grupo estiveram reunidos, nesta manhã, com o governador Jerônimo Rodrigues.

“A confirmação da instalação de mais uma fábrica em nosso estado confirma o destaque nacional que a Bahia tem no setor de geração de energias renováveis. Além de promover o desenvolvimento sustentável, estamos movimentando a nossa economia, gerando mais emprego, renda e, consequentemente, melhores condições de vida para os baianos”, destacou Jerônimo.

Reunião sobre a implantação de fábrica da Goldwin na Bahia
Foto: Rafael Martins/GOV-BA

Em seu anúncio oficial, o grupo destacou o empenho do Governo do Estado nesse processo de chegada. “Acreditamos que a vinda da Goldwind à Bahia irá atender os interesses do setor de energia eólica no Brasil. Gostaríamos de agradecer a todos que trabalharam para tornar possível este marco memorável e, especialmente, aos colaboradores do Governo da Bahia, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues”.

A expectativa é que a nova unidade tenha participação de 25% a 30% no mercado brasileiro de turbinas eólicas. A Goldwind é a maior fabricante mundial de turbinas eólicas e vai produzir, na Bahia, equipamentos de 6.2 a 8.3 mw de potência. Os aerogeradores produzidos nacionalmente, hoje, chegam a pouco mais de 6 mw.

Segundo o presidente da Goldwind no Brasil, Roberto Veiga, o projeto da empresa inclui a implantação de um parque de fornecedores de componentes eólicos, composto por um grupo de empresas do setor.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Felipe Pinheiro

ATE O HEC. AQUI EM FEIRA HOJE NAO REALIZA TUDO AS CRIANÇAS REM QUE IR PRA SALVADOR MESMO TENDO UM HOSPITAL DESSES EM FEIRA, IMAGINE AI VOCE ACORDAR 4 DA MANHA OU MAIS CEDO ENTRAR NUMA BENDITA AMBULÂNCIA E VIAJAR MAIS DE 400 KM ATE SALVADOR PRA FAZER UM EXAME OU TRATAMENTO? HEMODIÁLISE , POR EXEMPLO OU UMA CIRURGIA COMPLEXA, OU ATE UMA CONSULTA JA QUE N3M TODOS OS TIPOS DE MEDICOS ATENDEM EM TODAS AS REGIOES DO ESTADO , IMAGINE AI SAIR DE NOVA VICOSA HA MAIS DE 500 KM DE SALVADOR PRA CONSULTA DE LEM HA MAIS DE 400 KM POIS O GOVERNADOR SO FAZ HOSPITAIS COMPLETOS NA CAPITAL NEM NA 2 MAIOR CIDADE DO ESTADO TEM , INDUSTRIAS NEM SE FALA NEM LEMBRO A ULTIMA VEZ QUE FEIRA GANHOU UMA INDUSTRIA DE GRANDE PORTE , OU ATE DE MEDIO , VERGONHOSO PRA NOSSA SORTE ESTAMOS A 2 HORAS DE SALVADOR E ESSAS PESSOAS QUE ESTAO HA MAIS DE 10 HORAS DE DISTÂNCIA QUE SO RESTAM A ELAS A FE E A PACIÊNCIA, COMPLICADO VIU

Felipe lima

PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROJETO NOSSA BAHIA PRECISA E MERECE, MAIS. O GOVERNO DO ESTADO DEVERIA PRIORIZAR AS CIDADES DO NORTE DO ESTADO, SOU DE FEIRA DE SANTANA É ESSA REGIAO DE FEIRA SALVADOR E CAMAÇARI SAO AS MAIS RICAS DA BAHIA , MAIS SE VOCE SAIR PARA AS REGIÕES DE CAPIM GROSSO , DEPOIS DE SERRINHA TBM, SAO CIDADES POBRES EM TUDO , EM SAUDE EM INFRAESTRUTURA EM EMPREGOS E ISSO TA CAUSANDO UM GRANDE EXODO RURAL , PARA CIDADES GRANDES NO SUL E SUDESTE DO PAIS. PESSOAS QUE SAO OBRIGADAS A SAIREM DE SUAS CIDADES DE SUAS TERRAS PARA SEREM HUMILHADOS EM SAO PAULO ,RIO,MINAS , E NO SUL DO PAIS POIS OS GOVERNADORES QUE JA PASSARAM PELO ESTADO PARECE Q ACHAM QUE A BAHIA SE RESUME A SALVADOR E CAMAÇARI, NA HORA DE IR BUSCAR VOTO A BAHIA TODA É BOA MAIS NA HORA DOS INVESTIMENTOS SO SALVADOR CAMACARI E , FEIRA DE VEZ EM QUANTO E O RESTO DO ESTADO? HA VARIAS CIDADES PRÓXIMAS COM NO MAXIMO 20 MIL HABITANTES PRECISANDO URGENTE DE UMA INDUSTRIA , MESMO Q DE PEQUENO PORTE E TUDO SO PARA EM SALVADOR CAMACARI E DE VEZ EM QUANTO FEIRA, JA PASSOU DA HORA ESSE GOVERNO OLHAR PARA AS CIDADEZINHAS COM MENOS DE 50 MIL HABITANTES , E PARAR DE ACHAR QUE A BAHIA SE RESUME AS 3 MAIORES CIDADES DO ESTADO SE NAO HA INFRAESTRUTURA NESSES CIDADES CRIA , SANTA BARBARA POR EXEMPLO ERA FAMOSA POR QUEIJOS E DOCES. HOJE NEM SE HOUVE FALAR MAIS DISSO, PODERIA TER UMA COOPERATIVA LA HOJE AJUDADA PELO GOVERNO DO ESTADO, NO SUDOESTE VARIOS PRODUTORES DE CACHAÇA ARTESANAL E NADA DO GOVERNO AJUDAR NO NORTE TEM O PESSOAL DO SINSAL , E NADA DO GOVERNO , SO VAO LA VER VOTOS MAS ELEIÇÕES, DIRETO VEJO ONIBUS E VANS , AMBULÂNCIAS VINDO DE LONGE PRA FEIRA E SALVADOR TRAZENDO PACIENTES POIS EM SUAS REGIOES MUITAS VEZES MAIS DE 10 HORAS DE VIAJEM DE SALVADOR NAO TEM SUPORTE PRA ISSO, ATE FEIRA VIVE DEPENDENTE DE SALVADOR EM MUITAS COSIAS POIS O GOVERNO DO ESTADO AO INVEZ DE DEIXAR O ESTADO LIVRE PRENDE TUDO A SALVADOR PESSOAS SAINDO DE IRECE , DE CHIQUE CHIQUE , DE JUAZEIRO , PAULO AFONSO, VITORIA DA CONQUISTA , DE NOVA VICOSA DE BARREIRAS E LEM, PRA SALVADOR PRA FAZER TRATAMENTO PRA MEDICOS QUE PODERIAM TER PROXIMOS A SUA CIDADE CIDADES ESSAS NA SUA GRANDE MAIORIA HA MAIS DE 400 KM DE DISTÂNCIA DE SALVADOR, SENDO QUE A CADA 200 KM DE CADA CIDADE MEDIA PODERIA TER UM HOSPITAL COMPLETO EVITANDO ASSIM ESSAS COISAS, ESSE SOFRIMENTO AOS USUARIOS DO SUS E O GOVERNADOR INALGURA VARIOS HOSPITAIS MAIS TODOS EXTREMAMENTE BASICOS E ASSIM MANTENDO A DEPENDÊNCIA A SALVADOR DE TODOS OS BAIANOS, INFELIZMENTE ESSA É NOSSA BAHIA

Fernando Giordano

Feira de Santana sempre ficando no esquecimento!! Cade o deputado federal que a população feirense elegeram ???? Cade os cincos deputados ESTADUAIS que a população feirense elegeram ????

Gebosky

Todos grandes investimentos industriais são sempre para a cidade de Camaçari, não que ela precise, mas Feira de Santana ficando no esquecimento, resultado da falta de representatividade política de Feira cada vez menor de Deputados Estaduais e Federais, a população sempre votando em políticos de outras cidades.

E temos um governador que se diz de Feira e até o momento não anunciou nenhuma grande indústria para o CIS.