Acorda Cidade
Para marcar o encerramento das atividades em 2015, o Programa A TARDE Educação entrega nesta sexta-feira (11) o prêmio dos ganhadores do Concurso Jovem Jornalista. A cerimônia será realizada no Museu de Arte da Bahia, na Av. Sete de Setembro, na Graça, em Salvador. Entre os finalistas, um estudante feirense. Bruno Santos Silva, que é estudante do Colégio estadual Polivalente, concorre na categoria Artigo de Opinião.
Para Georgia Oliveira, coordenadora do programa a atividade tem como proposta principal despertar novos talentos. “O concurso Cultural, visa sobretudo estimular o protagonismo juvenil. A ideia é promover a descoberta de talentos através dos víeis da comunicação. O grande marco do concurso deste ano, foi a aceitação por parte das escolas que não são integradas ao Programa A TARDE Educação, pois as mesmas acreditaram neste trabalho junto conosco. As inscrições, bem como os materiais recebidos ultrapassaram as nossas expectativas. Só temos o que comemorar.”
Destinados aos alunos de escolas pública e privadas, dos níveis regulares e de Educação de Jovens e Adultos, o concurso, que teve como tema “Histórias de Vida”, foi dividido nas categorias tirinhas, reportagem escrita, artigo de opinião e videorreportagem, de acordo com o nível de ensino. Para cada categoria foram escolhidos seis finalistas, dos quais terão a colocação divulgada durante na cerimônia.
De acordo com Ana Clara Silveira, aluna do 3º ano do ensino médio, do Colégio Técnico da Fundação José Carvalho, na cidade de Pojuca o concurso permitiu exercer a escrita sem a rigidez das atividades escolares. “Além da possibilidade de escrever um texto não dissertativo, o tema do concurso é muito convidativo. Pude falar do meu lugar, valorizar a cidade que eu venho e contar a história através do olhar de quem conhece o dia a dia da cidade”, conta uma das finalistas na categoria artigo.
Levando em conta que o desenho e a ludicidade também fazem parte dos processos de formação educomunicativas o Jovem Jornalista contou com a categoria Tirinhas, destinadas para os alunos do ensino fundamental – anos iniciais, o que para a professora Sabrina Francisca Anjos, orientadora de uma das alunas finalistas funciona como incentivo para despertar outras linguagens.
“Seria muito complicado trabalhar texto com os alunos das séries iniciais, mas as tirinhas nos dão essa possibilidade. Com elas é possível fazer com que os alunos posso além de construir um roteiro, com início, meio, fim e passar uma mensagem em pouco espaço, também se divertirem com o desenho”, conta a pedagoga do Colégio Municipal José Francisco de Paula, em Barra do Mendes.
A lista com o nome dos alunos finalistas está disponível no site do programa A TARDE Educação https://educacao.atarde.com.br/.