Bahia

Embasa intensifica ações para economia de água na região atendida pelo sistema de abastecimento do sisal

Moradores vão receber orientações para redução do consumo. Uso da Barragem de Pedras Altas também está limitado.

Acorda Cidade

A região atendida pelo sistema de abastecimento do sisal está em alerta por causa da queda do nível da Barragem de Pedras Altas, efeito do prolongado período de estiagem. Para evitar medidas de racionamento na distribuição, a Embasa está intensificando ações para economia de água. A empresa reduziu em 40% a retirada de água da barragem e está complementando a vazão com água da barragem de São José do Jacuípe.

“O atual cenário exige cuidados e uso consciente das reservas hídricas”, justifica o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto. A situação tende a se agravar, caso não chova. A Barragem de Pedras Altas perde volume acumulado a cada dia, por consumo e evaporação, e está com apenas 22% de sua capacidade, volume mais de 70% menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Campanha

Os moradores de todos os municípios atendidos são chamados ao uso consciente da água. Os usuários do serviço em Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ichu, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São Domingos, São José do Jacuípe e Valente vão receber em casa orientações sobre redução do consumo de água.

A campanha “Economize água. Cada gota conta” está sendo usada como forma de engajar a população em uma ampla mobilização pelo uso consciente do recurso hídrico. “Nossa recomendação é que a água limpa não seja utilizada para lavagem de calçadas e quintais, por exemplo”, orienta o gerente. Em caso de vazamentos na rua, os moradores podem informar à Embasa pelo 0800 0555 195 para que a empresa faça a correção no menor tempo possível, evitando o desperdício. Mais dicas podem ser acessadas no site www.eueconomizoagua.com.br.