Acorda Cidade
Bahia
Dilma entrega 1,5 mil imóveis em Camaçari
De acordo com o Governo Federal, as 1.500 residências do empreendimento estão distribuídas em 189 blocos.
Tendo em vista denúncias de invasões e aluguéis irregulares de apartamentos do "Minha Casa, Minha Vida", o governador da Bahia, Jaques Wagner, disse que o Estado não irá tolerar "cambalachos" com as novas 1.500 residências do programa que foram entregues em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta quarta-feira (30). Os apartamentos foram entregues a cerca de 1.500 famílias em evento que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.
Durante a entrega dos residenciais Caminho do Mar I, II e III, Jaques Wagner orientou que os moradores denunciassem compradores que pretendem vender ou alugar os apartamentos do programa, antes do prazo de dez anos estabelecido para quitação do imóvel. "Durante os dez anos, essas casas não podem ser alugadas, vendidas. Não dá para fazer cambalacho", disse o governador ao alertar que denúncias recebidas serão encaminhadas para a polícia.
Ainda no evento, a presidente Dilma Rousseff orientou que os moradores mantivessem o cuidado com os apartamentos, investindo na criação de condomínio e na jardinagem, a fim de valorizar os investimentos. "O principal conselho é se organizar. Se organizar para desfrutar da nova casa. Havia um rombo na habitação popular nesse país. O certo era só solução de mercado, mas o dinheiro que esse país tem é para ser gasto com a população", considerou a presidente.
Como as residências populares estão localizadas em uma área distante do centro de Camaçari, o prefeito da cidade, Ademar Delgado, disse que, a partir de segunda-feira (5), as linhas de ônibus do município serão ampliadas. "As famílias que aqui chegaram já têm filhos matriculados. Na segunda, teremos o transporte escolar gratuito, como também vamos ampliar a linha de transporte para a região", afirmou durante a entrega das chaves.
Há cinco anos aguardando a entrega do empreendimento, a dona de casa Daniela Luz, 30 anos, promete ocupar o apartamento na sexta-feira (2). "Estou muito feliz. Sempre morei de aluguel e, agora, terei a minha casa própria. Me mudo na sexta com o meu marido e meus dois filhos [um deles recém-nascido]", disse Daniela.
Residencial
De acordo com o Governo Federal, as 1.500 residências do empreendimento estão distribuídas em 189 blocos. Os apartamentos têm dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. O valor médio de cada moradia é de R$57 mil, sendo que 45 casas estão adaptadas para pessoas com deficiências.
Segundo o governador Jaques Wagner, outras três mil casas serão entregues no município até próximo ano. Além do governador e da presidente Dilma Rouseff também participaram do evento o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro. As informações são do G1.
Assuntos