Acorda Cidade

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) chama atenção para que os banhistas evitem as praias dePeriperi (atrás da estação férrea), da Penha (em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha), da Pedra Furada (atrás do Hospital da Sagrada Família), de Roma(atrás do Hospital São Jorge), do Cantagalo (atrás da antiga fábrica da Brahma, atual FIB).
 
Também estão impróprias para banho as praias da Pituba (em frente à Rua Paraíba, próximo ao Ki-Mukeka), de Armação (em frente ao Interpass), da Boca do Rio (em frente ao posto salva-vidas) e do Corsário (em frente ao posto salva-vidas local e o de Patamares).Nas demais praias de Salvador e RMS, as condições são normais.
 
Segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentam resultado superior a mil coliformes fecais.
 
No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por detritos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos e desembocadura de rios urbanos, córregos e canais.