Desde o dia 17 de julho, quando foi iniciada a Operação Florestal, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) mantém bombeiros de prontidão na Base Oeste. Neste domingo (27), os bombeiros atuaram no combate a um incêndio florestal às margens do Rio Grande, em Angical. Durante a Operação Florestal os militares também realizam orientações preventivas junto aos moradores locais e o acompanhamento dos focos de calor em plataformas oficiais da região, como a ferramenta “Painel do Fogo”.
Na última semana, os bombeiros realizaram o combate e o monitoramento de um incêndio florestal em São Desidério. Não houve feridos. Uma frota de viaturas tipo caminhonete, com tração nas quatro rodas, e equipamentos como sopradores, motosserras, ministrikers (bombas específicas para lançamento de água em ações de incêndios florestais), enxadas e facões também são disponibilizados. Todo o estado será coberto pelas ações a partir das bases operacionais, para que as respostas sejam mais rápidas.
O CBMBA orienta as pessoas que, caso percebam algum princípio de incêndio florestal, devem entrar em contato com o CBMBA por meio do número 193, ou com o Inema, através dos contatos (71) 3510-0607 e 0800 071 1400. Podem ainda informar às secretarias de meio ambiente de seus municípios, para que estas possam acionar o CBMBA. O importante é reportar a ocorrência dos incêndios, para que as ações minimizem os impactos causados por esse desastre.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.