De janeiro a agosto de 2025, a Neoenergia Coelba registrou aumento de 7,3% no número de ocorrências de colisões de veículos em postes em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 2.567 casos contra 2.392 em 2024. Apesar da alta, o impacto para a população foi menor: o total de unidades consumidoras afetadas caiu de 547 mil em 2024 para 513 mil em 2025, uma redução de 6,2%.
A diminuição no número de clientes atingidos está diretamente relacionada aos investimentos em modernização da rede elétrica, como a instalação de equipamentos automáticos que isolam trechos específicos em caso de acidentes, evitando que grandes áreas fiquem sem fornecimento de energia.
“As colisões em postes são situações externas à operação da distribuidora, mas trabalhamos para que os efeitos sobre a população sejam cada vez menores. A redução no número de clientes impactados demonstra que nossas ações têm resultado em uma rede mais inteligente e resiliente”, explica Thiago Martins, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba.
Municípios com mais ocorrências
Entre os municípios baianos, Salvador aparece com o maior número de ocorrências em 2025, com 138 casos. Em seguida vêm Feira de Santana (126), Vitória da Conquista (114), Luís Eduardo Magalhães (89) e Guanambi (74).
A Neoenergia Coelba reforça que esses acidentes representam riscos não apenas à continuidade do fornecimento de energia, mas também à segurança da população. Em caso de batida com queda de cabos sobre o carro, a orientação é permanecer dentro do veículo, evitar contato com partes metálicas e acionar imediatamente a Neoenergia Coelba (116) e o Corpo de Bombeiros (193).
A concessionária orienta ainda que os motoristas redobrem a atenção ao volante, respeitem os limites de velocidade e evitem a direção sob efeito de álcool ou distrações, fatores frequentemente associados a colisões em postes.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram